A final da Champions tem favorito?

A final da Champions tem favorito?

Teremos mais uma vez uma final inglesa na Champions League. Será a terceira vez que isso ocorrerá na história da competição. Mas será que as equipes chegam para a final do dia 29 de Maio em Istambul?

Uma coisa é fato. Ambas as equipes passaram por seus adversários até aqui na fase mata-mata com soberania absoluta contra seus adversários.

O Chelsea passou pelo Atlético de Madrid de Simeone jogando muita bola. Na sequência contra o Porto, a força do elenco ficou evidente com domínio em ambos os jogos. Com a força da Camisa, o Real Madrid até tentou igualar as condições, mas com as uma defesa sólida e um ataque que criou inúmeras chances perdidas de gol, os ingleses passaram com méritos.

A chegada da equipe à final surpreende. Depois de ter ficado impedido pela FIFA de contratar jogadores até janeiro de 2020, na última temporada os cofres foram abertos e jogadores de alto investimento chegaram para reforçar a equipe de Frank Lampard. Os resultados não vieram, e Thomas Tuchel chegou para organizar o time. Junto com Tiago Silva, voltam para a final da Champions pelo segundo ano seguido, buscando um resultado final diferente.

O Manchester City (como já citei na matéria sobre as oitavas de final) joga o melhor futebol do mundo no momento. Na Premier League soma 19 pontos de vantagem para o quarto colocado, o próprio Chelsea. As equipes se enfrentam na próxima semana, podendo o City já ser campeão de forma atencipada.

O que mais chamou a atenção no time de Guardiola foi a forma coletiva e agressiva de atacar. Seu principal astro, o belga Kevin De Bruyne teve uma atuação apagada contra o PSG, e mesmo assim os ingleses dominaram todas as ações e foram impecáveis nos contra ataques. Pep volta a final após quase uma década, quebrando o tabu de eliminações com o Manchester.

E aí, tem favorito?

Em um jogo único muitos fatores podem influenciar no resultado. Seja um gol em uma falha logo no início, uma expulsão inusitada, uma lesão de alguma peça importante. Mas caso não tenhamos nada de “anormal”, considero o City favorito pela forma imponente de jogar que tem dominado seus adversários. Não chega a ser um favoritismo absoluto, mas pela forma como demonstra maturidade e frieza para marcar, acredito em mais chances criadas através de seu ponto forte que é a posse de bola e recuperação rápida.

O Chelsea pode vencer sim, caso consiga encontrar uma forma de evitar as infiltrações e que seus jovens jogadores muito valorizados, comprovem os investimentos e quem sabe consigam se tornar heróis improváveis da maior competição de clubes do mundo.

Esperamos um grande jogo e certamente vale muito para estas equipes que não são as mais tradicionais tanto na competição, quanto na própria liga nacional. Investimentos dos chamados “Petrodólares” as colocam nos últimos anos entre os melhores elencos do futebol mundial, mas tradição não se compra não é mesmo?! Portanto o título é um marco de extrema importância tanto para os jogadores, treinadores e para a história dos clubes.

Já estamos ansiosos por este confronto!

Willian Giasson

Willian Giasson

- Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura
- Técnico Nível 3 - Confederação Brasileira de Voleibol
- Campeão Brasileiro Escolar