AGRICULTURA: Importância da plantabilidade na semeadura do Milho

AGRICULTURA: Importância da plantabilidade na semeadura do Milho

Imagem / Danimar Dalla Rosa.

Com a colheita da soja em algumas lavouras e as chuvas que ocorreram de forma significativa na região Oeste do Paraná durante a última semana, os agricultores iniciaram a semeadura do milho, buscando assim, uma alternativa para amenizar os impactos financeiros ocasionados pela estiagem na cultura da soja ocorrida durante a safra que está se encerrando. 

A semeadura do milho safrinha geralmente é caracterizada por uma operação um pouco mais acelerada, pois, a janela ideal é restringida pelo encerramento do zoneamento agrícola, que geralmente, no Oeste do Paraná, ocorre no final do mês de fevereiro; apesar de que, esse ano em específico, a estiagem forçou a maturação das lavouras de soja, permitindo colheitas mais antecipadas.

No entanto, mesmo com colheitas antecipadas, os agricultores não perdem tempo e imediatamente após a colheita da soja efetuam a semeadura do milho safrinha. Isso porque, quanto mais cedo a semeadura acontecer menores são os riscos por perdas ocasionadas pela formação de geadas e o milho estará se desenvolvendo em um espaço de tempo onde o fotoperíodo ainda é bastante favorável para a cultura. 

Em se tratando da semeadura da cultura do milho a plantabilidade, cujo termo se refere a uniformidade na distribuição das sementes ao longo da linha de semeadura é uma questão fundamental para manter o bom estabelecimento das plantas e alcançar boas produtividades. Dessa forma, a escolha dos discos e anéis adequados de acordo com o tipo de peneira de semente que se está utilizando é essencial para se obter uma boa distribuição das sementes.

Para isso, após adquirir as sementes os agricultores geralmente coletam algumas amostras das mesmas para fazer uma aferição prévia. Essa aferição irá garantir que o disco apresenta um orifício adequado para o perfeito encaixe das sementes, permitindo a passagem de apenas uma semente por vez. A aferição dos anéis também se faz importante, pois estes devem apresentar a profundidade correta para que as sementes permaneçam bem alocadas no conjunto durante o processo de semeadura. 

Esse acompanhamento prévio na aferição dos discos e anéis é de extrema importância, pois, conjuntos inadequados, poderão proporcionar sub ou superpopulações de plantas em uma lavoura. No caso de conjuntos que apresentem folgas, permitindo a passagem de mais de uma semente por orifício o problema será o gasto excessivo com as sementes, sem contar que o adensamento ocasionado poderá refletir em plantas com menor potencial produtivo devido a competição entre si.  Por outro lado, conjuntos que não apresentam as folgas necessárias poderão proporcionar quebra nas sementes e falhas no stand de plantas, devido à redução na deposição das sementes ao longo do sulco de semeadura.

Para outras culturas, como soja, feijão e trigo, a plantabilidade também é essencial para se garantir um bom estabelecimento da lavoura e garantir boas produtividades. No entanto, essas culturas apresentam elevado potencial de compensação, como por exemplo a capacidade de emitir ramos produtivos (soja e feijão) e perfilhos (trigo) quando ocorrerem falhas no stand. No entanto, quando ocorrerem superpopulações os danos podem ser irreversíveis como no caso do milho.

Dessa forma, o acompanhamento na escolha do conjunto de anéis e discos por profissionais com experiência de campo e conhecimento técnico é essencial para garantir uma boa plantabilidade na cultura do milho. Lembrando que, muitas vezes, o conjunto para plantio reflete em menos de 1% do custo da implantação de uma lavoura e que, se bem utilizado, poderá ter uma vida útil bastante prolongada, sendo assim, extremamente viável a aquisição de conjuntos específicos para cada peneira de semente que se está utilizando.

Após a escolha correta do conjunto de discos e anéis, é importante levar em consideração outros fatores que também podem afetar a plantabilidade na cultura do milho. Entre eles podemos destacar a velocidade de plantio e, neste caso, o ideal é que ao longo da operação sejam praticadas velocidades entre 5 e 6 Km/hora. Velocidades superiores poderão comprometer a correta distribuição, podendo ser observadas plantas duplas ou triplas.

O uso de produtos que permitam o deslizamento das sementes ao longo do sistema na máquina também é importante. Neste caso, geralmente é utilizado grafite que é aplicado sobre as sementes na caixa da semeadora. O grafite também é essencial em semeadoras pneumáticas, as quais, descartam o uso do conjunto de anéis e discos devido possuírem um sistema para distribuição de sementes diferente das tradicionais.

Por Danimar Dalla Rosa / Colunista RRMAIS

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

 

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.