AGRO: Colheita de Trigo segue firme no Estado e mantêm agricultores otimistas

AGRO: Colheita de Trigo segue firme no Estado e mantêm agricultores otimistas

Imagem / Ilustrativa. 

Na última semana presenciamos em boa parte da região produtora de trigo do estado uma grande movimentação de máquinas agrícolas em função da colheita de trigo. A cultura de inverno, apesar de ter passado por uma forte geada no início do ciclo produtivo causando perdas em lavouras localizadas, esse ano se apresenta bastante promissora, pois, vem mantendo boas produtividades devido boa parte do ciclo reprodutivo ter sido seco, diminuindo a incidência de doenças que acometem a cultura.

Outro ponto que mantêm os agricultores otimistas é o preço. Nunca na história foram vistos preços pagos pelo grão mantendo os patamares observados atualmente, fazendo com que muitos agricultores já planejem a próxima safra de inverno com a compra de insumos e reserva de sementes.

A qualidade dos grãos das lavouras colhidas também surpreende. Geralmente essa característica é mensurada através do ph (peso do hectolitro) que nada mais é do que a relação entre a massa e o volume de grãos. Esse ano são observados ph’s que chegam a 80 pontos. Isso reflete também em boa qualidade de farinha e automaticamente, biscoitos, massas e principalmente pães de melhor qualidade.

Todos esses fatores referentes ao bom desempenho das lavouras de trigo que foram colhidas ou serão nos próximos dias, não seria possível sem a colaboração do clima. As últimas semanas ensolaradas e com umidade relativa do ar muitas vezes abaixo de 50% contribuíram com a maturação e a colheita das lavouras.

No entanto, agricultores que dependem do uso de herbicidas maturadores/dessecantes que muitas vezes são aplicados sobre a cultura para uniformizar a maturação, estão tendo dificuldade para encontrar o produto. Isso porque existe um desabastecimento generalizado referente as moléculas utilizadas para essa finalidade e a situação é agravada devido a maior demanda no campo por conta do aumento da área cultivada.

Nesse caso a situação é torcer para que o clima seco continue colaborando para agilizar o processo de maturação das lavouras, permitindo que essas sejam colhidas antes das próximas chuvas. Chuvas essas que também serão bem vindas, pois, logo após a colheita do trigo segue o plantio da soja. Além disso, agricultores que já optaram pelo início do plantio da soja e as lavouras de milho que já estão emergindo dependem de chuvas para o bom desenvolvimento inicial.

Por / Danimar Dalla Rosa – Colunista RRMAIS

 

RRMAIS.COM.BR “Informação com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230

 

Danimar Dalla Rosa

Danimar Dalla Rosa

Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando - Erechim, RS. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos consecutivos e bolsista do grupo PET Agronomia da UNIOESTE por mais dois anos. Foi estagiário; entre julho e outubro de 2014; no Setor de Melhoramento Genético da cultura do Trigo na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC em Cascavel - PR. Mestre na área de Produção Vegetal, linha de pesquisa manejo de culturas pela UNIOESTE e atua como Engenheiro Agrônomo na empresa Fertizan - Comércio de Defensivos Agrícolas. Também atua nas áreas de fruticultura e fitotecnia.