AGRO: Inicia o plantio de Soja no Estado do Paraná

AGRO: Inicia o plantio de Soja no Estado do Paraná

Imagem / Ilustrativa.

As pancadas de chuva ocorridas na última semana e a abertura, no último dia 10 de setembro, do período recomendado para semeadura de soja no estado do Paraná são responsáveis pela movimentação observada, em algumas regiões do estado, envolvendo tratores e semeadoras em função da semeadura da soja para cultivo na melhor janela de recomendação.

Apesar de já termos entrado no período recomendado para semeadura, em algumas regiões do estado a chuva não chegou, fazendo com que a grande maioria dos agricultores fique apreensivo esperando precipitações significativas para dar início a atividade. Para os que optaram pelo cultivo do trigo, boa parte das lavouras encontram-se em fase final do processo de maturação, traduzindo em ansiedade o sentimento da grande maioria, na ânsia pela colheita e já na sequência a semeadura da próxima safra.

No entanto, apesar das ótimas condições de cultivo, alguns agricultores preferem esperar. Essa decisão envolve o fato que de alguns cultivares de soja requerem semeaduras mais tardias para expressar o melhor potencial produtivo. Isso diz respeito, na grande maioria das vezes, a cultivares que apresentam grupo de maturidade mais baixo, ou popularmente falando, a aquelas cultivares mais precoces.

Segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL) é estimado para o Paraná uma área de cultivo de aproximadamente 6 milhões e 200 mil hectares na safra de soja 2021/2022, isso significa que nos próximos dias irão ao solo milhares de toneladas de semente e milhões de toneladas de fertilizante correspondendo a um investimento bastante razoável por parte daqueles que acreditam na agricultura e na esperança de que o clima colabore para que todos tenham excelentes produtividades e, consequentemente, o retorno do investimento.

Por / Danimar Dalla Rosa / Colunista RRMAIS

RRMAIS.COM.BR “Informação com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Danimar Dalla Rosa

Danimar Dalla Rosa

Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando - Erechim, RS. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos consecutivos e bolsista do grupo PET Agronomia da UNIOESTE por mais dois anos. Foi estagiário; entre julho e outubro de 2014; no Setor de Melhoramento Genético da cultura do Trigo na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC em Cascavel - PR. Mestre na área de Produção Vegetal, linha de pesquisa manejo de culturas pela UNIOESTE e atua como Engenheiro Agrônomo na empresa Fertizan - Comércio de Defensivos Agrícolas. Também atua nas áreas de fruticultura e fitotecnia.