Auxílio Reclusão

Auxílio Reclusão

 

O Auxílio Reclusão é um benefício devido, nas mesmas condições, da pensão por morte, aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido a prisão em regime fechado, que não receber remuneração, nem estiver em gozo de auxílio-doença, pensão por morte, salário maternidade ou aposentadoria.

Quem tem que ser baixa renda é o segurado, o preso. Art. 201, IV da CF mostra que é a renda do segurado preso que deve ser utilizada como parâmetro para a concessão do benefício e não a de seus dependentes.

É preciso que quem foi recolhido a prisão tenha qualidade de segurado e tenha baixa renda, isto é, que seu último salário de contribuição seja igual ou inferior a R$1425,56. Lembrando que, é também devido o auxílio reclusão quando o segurado não estiver recebendo salário de contribuição na data do efetivo recolhimento à prisão, desde que mantida a qualidade de segurado, conforme art. 116, caput, do Decreto 3048/99.

O benefício é cessado nos seguintes casos:

- Na data do livramento do segurado, ou seja, quando for solto, mesmo que em livramento condicional.

- Na data do falecimento do segurado

- Se o segurado passar a receber aposentadoria

- Passar para o regime aberto, trabalhando para empresa

- Com a extinção da ultima cota individual do dependente.

 

 

Sou Priscila Schulz

Advogada especialista em Direito Previdenciário

Atuo na Comarca de Guaraniaçu/PR

Priscila Schulz

Priscila Schulz

Sou Priscila Schulz, advogada, cristã, esposa, mãe, cozinheira amadora e uma apaixonada por viagens. Sou formada em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo vivido em Londrina até me casar. Me mudei para Guaraniaçu, recém casada, e de repente já se passaram 8 anos. Na Univel, Cascavel, fiz 2 pós-graduações, me especializando em Direito Civil e Processual Civil e Direito Previdenciário. Exerço o direito com paixão aqui na cidade, amo alcançar o direito das causas trazidas pelos meus clientes. Nos momentos de folga eu cozinho e mantenho um Blog de Culinária, o "Receita Esperta", me segue lá no Instagram @receitaesperta. Fotografia e Gastronomia sempre estiveram muito presentes em minha vida, tendo transformado esse hobby em um trabalho divertido. Como já dito no início da apresentação, eu amo também viajar e planejar viagens. Pra mim viajar é mais que sair de casa, viajar é expadir a mente e os horizontes da gente e sempre que tenho uma pequena oportunidade que seja, já estou arrumando as malas. Nessa coluna vocês acompanharão o direito previdenciário no dia a dia, com uma pitada de outras matérias do direito que eu amo estudar e exercer, além de algumas dicas de lifestyle e receitinhas, né? Porque eu sou sim, multitarefas e uma apaixonada pela vida. É um prazer estar aqui com vocês.