Bernardinho será técnico da França no próximo ciclo olímpico

Bernardinho será técnico da França no próximo ciclo olímpico

Um comunicado da Federação Francesa de Voleibol agitou o mundo esportivo na tarde de segunda (12). O anúncio do técnico Bernardo Resende, mais conhecido como Bernardinho, surpreendeu e empolgou o cenário mundial do Voleibol.

Obcecado por trabalho e em constante processo de sair da própria “zona de conforto” como ele mesmo se define, foi o desafio que o fez aceitar esse novo projeto. Bernardo deixou a Seleção Brasileira após o Ouro olímpico de 2016, e estava dedicando-se apenas na equipe do Sesc Rio de Janeiro, onde acertou sua permanência e de início se dividirá nas duas funções.

Um dos mais vitoriosos técnicos do país, Bernardinho vai comandar pela primeira vez uma seleção estrangeira. O treinador chegou ao time masculino do Brasil em 2001, às vésperas da Liga Mundial daquele ano – da qual sairia campeão. Estreou no dia 4 de maio, contra a Noruega, em amistoso disputado em Portugal, como parte da preparação para o torneio. Em 15 anos, somou mais de 30 conquistas à frente da equipe. Foram dois ouros olímpicos (2004 e 2016), duas pratas (2008 e 2012) e três títulos mundiais (2002, 2006 e 2010), além de oito Ligas Mundiais. Antes, com a seleção feminina, conquistou dois bronzes olímpicos, nos Jogos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000. Foram seis medalhas olímpicas em sequência.

Segundo o treinador “O desafio, que é algo que sempre me moveu, a vontade de sair dessa zona de conforto, de poder evoluir, crescer, aprender um pouco mais. E retornar, daqui a três anos e pouco, para o meu país, para as cores que eu sempre defendi.”

A próxima olimpíada está prevista para acontecer de 23 de julho a 08 de agosto em Tóquio. A equipe francesa possui um bom elenco e Bernardo terá a missão de substituir Laurent Tillie, que deu à França seus primeiros títulos (campeão europeu em 2015, duas vitórias na Liga Mundial em 2015 e 2017.

Certamente em um possível confronto com o Brasil, será difícil para nós brasileiros vermos um de nossos ídolos, sinônimo de competência e dedicação, do outro lado da quadra lutando contra a equipe que ajudou a moldar com grande estruturação a aproximadamente duas décadas.

Certo é que a escola Francesa cresceu muito nos últimos anos investindo em Centros de Treinamento e Escolas especializadas espalhadas por todo o país, e proporcionar a um técnico deste patamar uma equipe com bom material humano, não será espanto que mais resultados expressivos venham nos próximos anos. 

Willian Giasson

Willian Giasson

- Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura
- Técnico Nível 3 - Confederação Brasileira de Voleibol
- Campeão Brasileiro Escolar