Covid-19: os cuidados para voltar aos exercícios

Covid-19: os cuidados para voltar aos exercícios

Algumas semanas atrás, abordamos a importância de praticar alguma atividade física como forma de prevenção e diminuir os riscos de internamento em caso de contaminação pela doença. Além da necessidade de aumentar a imunidade para manter o corpo saudável nessa época de dificuldade.

 Mesmo com os cuidados, muitas vezes é impossível evitar o contágio não é mesmo?! Portanto, entidades brasileiras criam documento com recomendações sobre como retornar à atividade física após infecção pelo coronavírus sem ameaçar nossos sistemas.

Alguns dos efeitos no nosso sistema respiratório e, principalmente no coração podem afetar a prática esportiva. Diante disso a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicaram um documento com orientações para o retorno seguro às atividades físicas após a infecção pelo Sars-CoV-2.

Do que se trata este documento?

Nele contém uma série de orientações e cuidados para um retorno em segurança. Vamos procurar destacar aqui, os principais:

Quando?

Após isolamento de no mínimo 14 dias para a não transmissão, no retorno ás atividades devemos avaliar o real impacto para o organismo, precisando de uma análise pessoal em uma volta gradual às atividades que costumava praticar, e perceber como o corpo se comporta após os estímulos.

Qual a intensidade?

Se você não teve sintomas muito graves, recomenda-se a consulta com um cardiologista para alguns exames básicos. Se estiver tudo certo, de forma gradual (intensidade baixa de início, até voltar ao volume habitual de treino) você já pode retomar as atividades normais.

Em casos onde o vírus provocou sintomas mais graves ou necessidade de internação, é necessária mais cautela para voltar às atividades físicas, devido a riscos de possíveis sequelas da doença ou até mesmo surgimento de alguma doença cardíaca, segundo especialistas.

Além disso, é necessário um acompanhamento prolongado, pelos primeiros 6 meses. E recomenda-se também que em qualquer um dos casos, se procure um profissional em caso de sentir palpitações, faltar de ar ou cansaço excessivo.

Agora que já possui essas informações, já pode voltar a cuidar da sua saúde e deixar a imunidade lá em cima através da prática orientada de atividade física. Bons treinos!

 

Willian Giasson

Willian Giasson

- Graduação em Educação Física - Bacharel e Licenciatura
- Técnico Nível 3 - Confederação Brasileira de Voleibol
- Campeão Brasileiro Escolar