Culpa ou Responsabilidade?

Culpa ou Responsabilidade?

E aí minha gente bonita...Vamos falar sobre amizade? Quem aí por vezes enxerga a comida sagrada de todo dia como uma inimiga?

Pois é, o detalhe que falta em tudo isso é que a comida acima de qualquer coisa deve ser nossa grande aliada pra vida, afinal de contas o alimento é o principal fator para mantermos a nossa saúde metabólica em dia e por mais que existem várias filosofias de vida, eu particularmente ainda não conheci ninguém que viva apenas de sol.

A questão não é somente o que se come, mas a qualidade, variedade, quantidade e frequência daquilo que se come ou seja; equilíbrio! Por mais saudável que seja um alimento até este deve ser consumido com moderação.

Não se pode esquecer que acima de qualquer dieta, existe uma vida social e real, então é mito dizer que brigadeiro ou pizza são os vilãos das nossas histórias de terror quando bate o sentimento de culpa por ter comido.

E é nesse momento de terror que o comportamento de consciência alimentar deve entrar em ação:

  • Está se sentindo culpado por ter comido algo que julga errado ou por ter exagerado?
  • O que fez durante a sua rotina alimentar para compensar seu manjar dos Deuses, em uma noite divertida com os amigos? Não pulou nenhuma refeição, caprichou nas cores do prato com uma bela salada ou ficou o dia todo sem comer pra compensar a noitada?
  • E depois do “deslize” com comida e bebida? Tomou muita água, se alimentou adequadamente na sua rotina diária ou já partiu pra ajudinha milagrosa de algum laxante ou diurético?

Estes são alguns pontos de reflexão importantes que temos de observar em momentos de conflitos intermináveis na relação de amor e ódio com o alimento que se come. O primeiro e principal passo é trocar a famosa culpa por responsabilidade; quando se sente culpado por algo a tendência fazer uma cascata de coisas às escondidas, mas quando se coloca a responsabilidade acima de tudo, passa-se a agir de forma mais clara e consciente, iniciando o processo de preparação para manter as ações que serão necessárias para contemplar com saúde e estilo sua qualidade de vida!

Nossa vida é muito mais que umas garfadas as escondidas daquele pudim maravilhoso na geladeira. Até uma fatia de pudim deve ser comido com honra e mérito! Se é que vocês me entendem!

  

Até a próxima,

Marcia Machado

Marcia Machado

Marcia Machado

Propietária Restaurante Grappa - Guaraniaçu
Chef de Cuisine e Restauranter
Nutricionista – MBA em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição