O VALOR DO TEMPO

O VALOR DO TEMPO

Muitas vezes nos perguntamos qual é o bem mais precioso que podemos ter em nossas vidas. Apesar de ser uma pergunta simples, objetiva e parecer fácil de responder, muitas vezes nos indagamos sobre a melhor e mais adequada resposta. Em algum momento de nossas vidas podemos nos referir a um bem material, em outro, a algum status na sociedade, em algum outro momento podemos pensar que seja um recurso natural ou até mesmo podemos nos referir a um ente querido próximo.

A realidade é que, com o passar do tempo, podemos perceber que a prioridade muda, e aí está o “X” da questão, o tempo. Esse substantivo que caracteriza o período em que acontecem os fatos em nossas vidas pode ser a resposta para a pergunta acima e, dessa forma, podemos reformular-lá para: Quanto de tempo de nossas vidas dedicamos para conquistar aquilo que realmente queremos?

Fica evidente em nosso cotidiano que o tempo é um recurso que não se pode desperdiçar e por isso há uma tendência para que as tarefas básicas de nosso dia a dia sejam simplificadas e se tornem mais ágeis para que possamos nos dedicar cada vez mais ao que realmente nos interessa.

São exemplos as lojas de conveniência em postos de combustíveis onde paramos para abastecer o carro e já saímos “abastecidos” com o supermercado, a farmácia, a cantina... Transações bancárias hoje em dia são realizadas com simples toques ao celular do sofá da nossa casa, evitando filas e consumo de tempo sem pensar que, ao mesmo instante, podemos fazer compras daquele móvel tão sonhado, mesmo que seja altas horas da madrugada. Aplicativos de mensagens oferecem a opção para acelerar a mensagem de voz diminuindo o tempo para que essa seja transmitida, outros aplicativos ainda possibilitam agilizar os processos comerciais em empresas através do uso de ferramentas CRM.

Na agropecuária vimos surgir nas últimas décadas cultivares de ciclo mais rápido, híbridos superprecoces, diminuindo assim o tempo de permanência na lavoura e permitindo o cultivo de várias safras durante o ano e ainda agregando potencial produtivo. Rebanhos monitorados e protocolos agendados trazem mais agilidade para o pecuarista, permitindo ganho de tempo no manejo dos animais.

No meio acadêmico, banco de dados virtuais com informações precisas e seguras e métodos de pesquisa simultânea através dos inúmeros arquivos digitalizados reduzem o tempo de procura necessário para buscar a informação que faltavam para concluir a pesquisa.

Com todos esses métodos e processos que agilizam as ações do nosso cotidiano, resta muito tempo para nos dedicarmos ao que realmente nos interessa e que vai fazer a diferença em nossas vidas. Resta então nos perguntarmos: Quanto de tempo estou dedicando na busca de conhecimento para me tornar uma pessoa bem instruída? Que esforço estou fazendo para garantir o sucesso profissional? Qual é a prioridade que estou dando para manter a atenção das pessoas que amo? Quanto tempo estou dedicando na busca de conhecimento e registro de informações para aprimorar os processos na minha propriedade?

 Dessa forma, basta focar no objetivo e manter a disciplina para que o precioso tempo de nossas vidas seja destinado às atividades que realmente irão fazer a diferença, mesmo a longo prazo, pois já é de longa data o ditado popular que diz: “Quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa.” Nos dias atuais esse ditado faz todo o sentido.

Danimar Dalla Rosa

Danimar Dalla Rosa

Possui curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando - Erechim, RS. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Foi bolsista de Iniciação Científica por dois anos consecutivos e bolsista do grupo PET Agronomia da UNIOESTE por mais dois anos. Foi estagiário; entre julho e outubro de 2014; no Setor de Melhoramento Genético da cultura do Trigo na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - COODETEC em Cascavel - PR. Mestre na área de Produção Vegetal, linha de pesquisa manejo de culturas pela UNIOESTE e atua como Engenheiro Agrônomo na empresa Fertizan - Comércio de Defensivos Agrícolas. Também atua nas áreas de fruticultura e fitotecnia.