O Tiro Desportivo no Brasil

O Tiro Desportivo no Brasil

O Tenente Guilherme Paraense, levou pela primeira vez na história a primeira medalha olímpica de ouro do Brasil, na cidade belga da Antuérpia nos jogos Olímpicos de 1920, na modalidade pistola rápida 25 metros. O curioso é que, o Tenente venceu a prova com uma pistola emprestada por um competidor norte americano, pois parte de sua munição e armamento haviam sido furtadas em uma escala na cidade de Bruxelas – Bélgica.

O polígono de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende -RJ, leva seu nome em sua homenagem e onde também é realizado anualmente torneio que leva seu nome, válido para o calendário do Brasileiro de Tiro Esportivo.

Assim, começa a saga do tiro esportivo no Brasil, como o heroísmo e habilidade imensurável dos guerreiros Brasileiros e compuseram a equipe de tiro olímpico na Antuérpia em 1920.

Passamos a contar como iniciou-se a modalidade do I.P.S.C no brasil, o tiro pratico como esporte e suas modalidades.

O Tiro Prático como esporte se originou no sul da Califórnia nos anos 50. Inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos. Em 1976 foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar. O Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em 2006), que é considerado como o "pai" do esporte, eleito como primeiro presidente da IPSC. Neste evento, conhecido como "Conferência de Columbia", foi dado início a criação de um corpo administrativo e ao processo de padronização e divulgação das regras.

O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.

As competições de IPSC são organizadas levando em consideração o Motto da prática: “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa “Precisão, Potencia e Velocidade”. Nelas, O árbitro (Ranger Officer – RO), sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova aquele que obtiver o maior número de pontos.

Hoje em dia, a International Practical Shooting Confederation (IPSC) organiza e regulamenta as provas de IPSC com a utilização de armas curtas (handgun), longas (shotgun) e rifle, que são promovidas em mais de noventa países, chamados de “Regiões”, da Argentina ao Zimbábue. Todos os anos os Diretores Regionais destas Regiões se reúnem para a Assembleia Geral da IPSC.

 

Divisões e Armas 

Open:

A arma não tem limite de modificações. Os calibres normalmente utilizados são o 9×23 ou 38 super.

Standard:

a arma pode conter pequenas modificações, mas deve caber dentro de uma caixa com carregador inserido. Os calibres normalmente utilizados são o .40 S&W e o .45 ACP.

Production:

a arma deve ser original de fábrica sem alterações e possuir ação dupla para o primeiro disparo. Os calibres mais usados são o 9×19 mm e o 38 Super Auto.

Revolver Standard:

a arma é um revólver standard original de fábrica com cilindros de 6 tiros no máximo e cano de até 150mm – calibres normalmente usados: .38 SPL ou .45 ACP

Classic:

Recém criada e ainda em fase de teste, é disputada com uma Pistola monofilar 1911, com poucas modificações aceitas.

Temos ainda no Brasil, a divisão - Pistola Light:

A arma é uma standard de calibre 380 ACP e segue as mesmas regras da Standard.

 

Categorias:

    Overall: Categoria geral.

    Junior: Categoria até 21 anos.

    Sênior: Categoria com mais de 50 anos.

    Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos.

    Damas: Categoria para as mulheres.

 

Classes:

    Grand Master: 95% até 100%

    Master: 85% até 94,99%

    A: 75% a 84,99%

    B: 60% ate 74,99%

    C: até 59,99%

 

Fontes:

http://www.ipsc.org

http://www.ftpp.org.br/modalidades/ipsc/

https://cbtp.org.br/o-que-e-ipsc/

 

Observa-se que, a categoria Light é exclusiva do Brasil, pois a legislação de armas não permitia o uso do calibre 9mm. Sendo assim, já possuímos uma base sobre a introdução do esporte e as suas categorias, podendo seguir em frente no nosso aprendizado.

Tem alguma dúvida? Mande para nós!

 

 

Diogo Vinícius Marchetti de Bastiani

Diogo Vinícius Marchetti de Bastiani

Advogado, Pós Graduado em direito público, instrutor de tiro e armamento (iat) instrutor de tiro desportivo (ITD) range officer da confederação brasileira de tiro prático (cbpt) e da federação paranaense de tiro prático (frpt).

Redes Sociais:

@diogovmbastiani 

@demarchtatical