Escondidinho de Bacalhau

Escondidinho de Bacalhau

Sexta-feira Santa chegando a muitos cristãos tem o costuma de não comer carne nessa data. Resolvi trazer aqui na minha coluna pra vocês, uma receita bem gostosa de "Escondidinho de Bacalhau" feita na casa dos meus pais há alguns anos, pelo Chef Carlos Rocha. Se tiver interesse, tem um vídeo com o passo a passo pra vocês.

Mas afinal, o que é esse período que engloba a Sexta-feira Santa? É a quaresma, um período de quarenta dias, subsequentes à Quarta-feira de Cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. Esse intervalo serve para que os cristãos se preparem para celebrar a ressurreição de Cristo, e é marcado por muitas orações e entregas, como o fato de não comer carne.

Enfim, espero que gostem da receita e façam aí na casa de vocês, voltando pra me contar o que acharam dela. Me sigam lá no Instagram @receitaesperta para mais receitas e dicas.

 

ESCONDIDINHO DE BACALHAU

 

Ingredientes

- 500 g de batata inglesa

- 500 g de bacalhau dessalgado

- 200 g de queijo

- 150 ml de leite

- Pimenta, cebola e alho a gosto

- Azeite

 

Modo de fazer

1: Cozinhe as batatas sem casta e cortadas em pedaço por aproximadamente 20 minutos. Escorra-as e passe-as por um espremedor de batatas (ou as amasse com um amassador).

2: Em outra panela, no azeite, refogue o alho e a cebola até dourar.

3: Quando o alho e a cebola estiverem refogados, acrescente o bacalhau.

4: Após refogar o bacalhau, acrescente pimenta a gosto e na sequência o leite. Deixe cozinhar por cinco minutos.

5: Desfie o bacalhau com um garfo e faça a montagem em um refratário, untado com azeite, da seguinte forma:

1ª camada - Purê

2ª camada - Bacalhau

3ª camada - Purê

4ª camada - Queijo

6: Leve ao forno, pré aquecido a 180 ºC por 10 minutos ou até o queijo gratinar.

Priscila Schulz

Priscila Schulz

Sou Priscila Schulz, advogada, cristã, esposa, mãe, cozinheira amadora e uma apaixonada por viagens. Sou formada em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), tendo vivido em Londrina até me casar. Me mudei para Guaraniaçu, recém casada, e de repente já se passaram 8 anos. Na Univel, Cascavel, fiz 2 pós-graduações, me especializando em Direito Civil e Processual Civil e Direito Previdenciário. Exerço o direito com paixão aqui na cidade, amo alcançar o direito das causas trazidas pelos meus clientes. Nos momentos de folga eu cozinho e mantenho um Blog de Culinária, o "Receita Esperta", me segue lá no Instagram @receitaesperta. Fotografia e Gastronomia sempre estiveram muito presentes em minha vida, tendo transformado esse hobby em um trabalho divertido. Como já dito no início da apresentação, eu amo também viajar e planejar viagens. Pra mim viajar é mais que sair de casa, viajar é expadir a mente e os horizontes da gente e sempre que tenho uma pequena oportunidade que seja, já estou arrumando as malas. Nessa coluna vocês acompanharão o direito previdenciário no dia a dia, com uma pitada de outras matérias do direito que eu amo estudar e exercer, além de algumas dicas de lifestyle e receitinhas, né? Porque eu sou sim, multitarefas e uma apaixonada pela vida. É um prazer estar aqui com vocês.