Tudo que você quer saber sobre Preenchimento Labial

Tudo que você quer saber sobre Preenchimento Labial

O preenchimento labial deve ser antes de tudo seguro, com uso de materiais biocompatíveis, temporários e que possam ser revertidos. Essas características tornam o procedimento previsível e no caso de ocorrer complicações, essas serão resolvidas com mais facilidade. O material que possui todas essas características é o ácido hialurônico, que amplamente utilizado para fins de preenchimento labial em todo o mundo.

Realizava-se preenchimento labial com uso de produtos definitivos. Num primeiro momento isso pode parecer interessante, porém quando pensamos nas intercorrências que podem ocorrer e ser irreversível, entendemos que não é a melhor escolha. Procedimentos definitivos, como metacril e PMMA, não podem ser removidos facilmente, somente através de cirurgias complexas e que geram sequelas e deformações aos lábios.

Durabilidade: A durabilidade vai depender do material utilizado, pois há vários tipos de ácidos hialurônicos, mais densos ou menos densos. A escolha do produto depende principalmente da anatomia do paciente. Geralmente os mais viscosos duram mais e os mais fluidos duram menos, todavia os produtos de marcas consagradas mundialmente costumam durar de 8 a 12 meses.

Após esse período, teoricamente, o produto terá sido absorvido pelo corpo completamente, mas não há dano em fazer novamente nem haverá problema se nunca mais o fizer, uma vez que os produtos são absorvidos lentamente e a boca vai retornando natural e suavemente ao seu formato e volume inicial. Certamente sem gerar danos aos lábios – desde que feitos por um bom profissional e com produtos de qualidade.

Em algumas situações, antes mesmo de o produto ser totalmente absorvido, a pessoa tem o desejo de preencher mais e isso é possível desde que observado o prazo mínimo de um mês após a primeira aplicação, desta maneira o lábio já estará recuperado e apto a receber mais produto, no entanto, sempre com critérios e bom senso.

Manutenção: Muitas pessoas têm dúvidas se precisa de manutenção do preenchimento labial, porém sabe-se que cada produto tem uma durabilidade “X” e que após este período a pessoa vai poder decidir se quer ou não repetir o procedimento. Caso a pessoa queira repor material antes de sair todo produto aplicado, ela pode repor ou até mesmo acrescentar mais produto para ter resultado mais expressivo. Além disso, pode ocorrer também de o profissional fazer um retoque após alguns dias do procedimento para corrigir alguma pequena assimetria que necessite de correção.

Indicações:

  • Aumento de volume
  • Melhora do contorno
  • Correção de assimetrias
  • Levantar os cantinhos caídos
  • Diminuição da exposição gengival
  • Melhora do selamento labial
  • Prevenção e tratamento de queilite angular
  • Melhora do perfil facial
  • Reequilíbrio das proporções faciais
  • Harmonizar equilíbrio queixo x lábios x nariz
  • Melhorar a hidratação e viço

Contraindicações:

  •  Gravidez
  • Amamentação
  • Algumas doenças autoimunes
  • Infecção ou inflamação no local

É uma técnica que precisa de anestesia, pode ser apenas com anestesia tópica, ou seja, com uso de pomada anestésica, ou infiltrativa, a escolha é feita em conjunto com profissional e paciente. É importante ressaltar que a maioria dos preenchedores tem anestésico.

Quando a técnica é realizada por um profissional habilitado e experiente a chance de ocorrer complicações é considerada pequena. Um bom profissional está preparado, e em caso de algum efeito adverso ele também estará preparado para resolver a questão. Algumas questões como inchaço e hematoma não é considerado uma complicação e sim um efeito esperado devido à natureza do procedimento.

Uma dúvida comum é a quantidade produto usado no preenchimento labial, tudo vai depender do efeito desejado. Pequenas correções, hidratação e valorização do lábio são obtidas com 1 ml, no entanto, para aqueles que procuram realmente volume e aumento do tamanho dos lábios, precisarão de uma quantidade maior, que por sua vez podem ser aplicadas individualmente ou em diferentes sessões, dependendo do lábio do paciente e da avaliação do profissional. Geralmente 1 ml proporciona um efeito de valorização do lábio existente, com muita naturalidade e sem mudanças drásticas, no entanto, para quem tem insegurança, esse é o caminho, pois dificilmente ficará exagerado e com resultado desfavorável

Todo paciente que faz preenchimento labial deve esperar algum nível de edema (inchaço) e hematoma (roxo) e por isso é importante evitar fazer muito próximo a eventos sociais. A duração e intensidade de inchaço e roxo são imprevisíveis e variam de pessoa para pessoa. Em média 15 dias.

A sensibilidade é mantida, como sempre foi, porém nos primeiros dias, devido ao inchaço e sensação de estiramento, há um certo estranhamento. Entretanto, tudo se normaliza com o decorrer dos dias e integração do produto ao corpo.   

Rose Muner

Rose Muner

Doutoranda em ciências biomédicas; Especialista em acupuntura; Especialista em Dermato funcional; Especialista em cosmetologia clínica; Especialista em cosmetologia aplicada à estética; Especialização em acupuntura estética pela Beijing Tradicional Medicine Training Central (WFAS); Proprietária do Centro Estética Belíssima há 15 anos; Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos; Extensão em anatomia em cadáver( EUA); Especialização em ozonioterapia; Especialista enfermagem em Dermatologia).