Imagem: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
O agronegócio brasileiro continua em ritmo de crescimento. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (13 de novembro de 2025) o seu 2º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026, projetando um novo recorde histórico para a produção nacional.
A estimativa aponta que o país deve colher 354,8 milhões de toneladas de grãos, cereais e leguminosas. Esse volume representa uma leve alta em relação ao ciclo anterior, consolidando o Brasil como um gigante mundial na produção de alimentos.
Destaques da Produção
Entre as culturas, a Soja é a grande protagonista, com previsão de alcançar cerca de 177,6 milhões de toneladas. A produção da oleaginosa está em ritmo acelerado, impulsionada pelo aumento de área plantada.
Já para o Milho, a Conab projeta uma safra total (somando as três colheitas) em torno de 138,8 milhões de toneladas. Embora a primeira safra apresente crescimento na área, a estimativa total para o cereal está ligeiramente abaixo do ciclo recorde anterior.
Alerta Climático no Sul
Apesar da projeção otimista, a Conab mantém o estado de atenção para os fatores climáticos. O desenvolvimento das lavouras em algumas regiões tem sido limitado.
No Paraná, em particular, a Companhia reportou que fortes chuvas, ventos e até granizo no início de novembro causaram danos pontuais nas lavouras. Além disso, a irregularidade das chuvas em Mato Grosso e Goiás também é um ponto de observação que pode influenciar os números finais nas próximas semanas.
Via: Agência Brasil
Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.