Imagem: Assessoria de Comunicação
Na tarde desta terça-feira (30), o Centro Cultural Dr. Caetano Bernardo Filho recebeu uma palestra voltada à prevenção e ao controle da raiva, doença que tem registrado casos em Guaraniaçu e municípios vizinhos.
O encontro foi promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab/PR) e a Prefeitura de Guaraniaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com a Adapar, diante dos registros recentes da doença, Guaraniaçu passou a integrar a lista de municípios com vacinação compulsória, medida obrigatória para conter a propagação do vírus.
A médica veterinária Claudia Gebara, assessora técnica do Programa de Educação Sanitária da Adapar em Campo Mourão, conduziu a palestra, abordando a situação epidemiológica da raiva e estratégias de prevenção. Também participaram a gerente regional da Adapar em Laranjeiras do Sul, Cristina Kruger, além de representantes do escritório local, médicos veterinários, representantes do Departamento de Vigilância Sanitária do Município e produtores rurais.
Representando o prefeito Ronaldo Cazella (MDB) e o vice-prefeito Carlão do Guaporé (PSB), o secretário de Agricultura Luiz Moraes de Jesus, destacou a importância do evento e agradeceu a presença de todos. O secretário de Finanças do Município, David Silveira, também prestigiou o evento.
A raiva é uma doença viral grave, que pode atingir tanto animais quanto seres humanos. Transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, provoca sintomas iniciais como febre e ansiedade, podendo evoluir para paralisia, hidrofobia e, na maioria dos casos, para o óbito. A vacinação de animais, a procura imediata por atendimento médico em casos de agressão e a higienização rigorosa de ferimentos estão entre as principais medidas preventivas.
O evento reforçou a importância da conscientização e do engajamento da comunidade no enfrentamento da raiva. Para mais informações sobre a vacinação compulsória e orientações de prevenção, os interessados podem procurar o escritório da Adapar em Guaraniaçu, na rua José Humberto Fernandes, ou ligar para o telefone (45) 3232-1494.
Via: Assessoria de Comunicação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.