Imagem: Imagens das redes sociais
O Ministério Público do Paraná (MPPR) em Guaraniaçu denunciou formalmente um empresário do ramo de cereais, de 72 anos, que aplicou uma série de golpes contra produtores rurais de Campo Bonito. O prejuízo estimado para as vítimas ultrapassa a marca de R$ 20,3 milhões.
A denúncia, apresentada nesta sexta-feira (10 de outubro de 2025), indica que há pelo menos 120 vítimas envolvidas no esquema.
Golpe de Confiança Após Venda da Empresa
O empresário, que era proprietário de uma cerealista por cerca de 30 anos na região, é acusado de continuar negociando grãos (soja e trigo) com os agricultores, mesmo após ter vendido seu negócio para uma cooperativa local em junho deste ano.
Segundo o MP, ele aproveitou-se da relação de confiança estabelecida com os produtores para adquirir e receber as mercadorias, mas não realizou os pagamentos devidos, obtendo um enriquecimento ilícito de R$ 20,3 milhões.
O golpe foi descoberto em 21 de julho, quando os produtores foram até o estabelecimento e souberam que o local havia sido vendido e que o empresário havia encerrado as atividades.
Denunciado por 124 Ocorrências de Estelionato
O empresário foi denunciado por 124 ocorrências do crime de estelionato (Art. 171 do Código Penal), sendo que 38 das vítimas são idosas.
Atualmente, o empresário possui um mandado de prisão em aberto e é considerado foragido pela polícia. Além da condenação, o Ministério Público requer que ele seja obrigado a pagar um valor mínimo para a reparação dos danos causados às vítimas.
As investigações também apontaram que o denunciado teria praticado crimes semelhantes nos municípios de Capanema e Catanduvas em anos anteriores, embora esses crimes já estejam prescritos.
Via:Ministério Público do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.