DIAMANTE DO SUL – Variante da CEPA P1 (Manaus) é confirmada pela secretaria de saúde municipal

DIAMANTE DO SUL – Variante da CEPA P1 (Manaus) é confirmada pela secretaria de saúde municipal

Na tarde desta sexta-feira (11) a secretaria municipal de saúde de Diamante do Sul comunicou a população que na quinta-feira (10) recebeu o resultado do laboratório da fundação Oswaldo Cruz, confirmando a circulação da cepa p1 (Manaus) no município.

Também informou que foram realizados o isolamento viral/sequenciamento genético em uma das amostras encaminhadas para o laboratório no período de março de 2021, assim confirmando que a cepa p1 Manaus circula no município de Diamante do Sul.

Como e quando surgiu a variante P1?

Tanto a variante brasileira quanto as de África do Sul e Reino Unido são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ‘variantes de preocupação’, que são as mais importantes hoje em dia

A cepa brasileira foi identificada em novembro e, em dezembro, 50% dos casos investigados no estado do Amazonas já eram com essa variante. Em janeiro, a linhagem somava mais de 90% das infecções.

A nova cepa do coronavírus foi identificada pela primeira vez em quatro pessoas que voltaram ao Japão depois de uma viagem ao estado do Amazonas.

Os passageiros desembarcaram em Tóquio no dia 2 de janeiro e passaram por uma testagem no aeroporto, que indicou a presença do coronavírus.

Após análise, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão identificou, no dia 6 de janeiro, que o vírus encontrado nos passageiros se tratava de uma nova variante com 12 mutações.

O caso foi tornado público pelo Ministério de Saúde do Japão no dia 10 de janeiro, que alertou as autoridades brasileiras.

No dia 12 de janeiro, cientistas brasileiros e do Reino Unido publicaram um estudo mostrando que a nova variante é uma descendente da linhagem B.1.1.28, que já circulava no Brasil. Ela foi batizada de P.1.

Os cientistas também identificaram a presença da nova variante em 13 de 31 amostras (42%) de testes de covid-19 coletados de pacientes de Manaus entre 15 e 23 de dezembro. Entretanto, a nova variante não foi detectada em 26 análises genômicas de Manaus coletadas entre marco e novembro do ano passado.

O resultado sugeria que a variante surgiu nos últimos meses do ano e poderia estar ligada ao aumento no número de casos de covid-19 em Manaus, que levou ao colapso do sistema de saúde no estado do Amazonas.

No fim de janeiro, os pesquisadores atualizaram a pesquisa e analisaram a presença da nova variante em 142 amostras do coronavírus de pacientes de Manaus, coletadas entre 15 de dezembro e 9 de janeiro. A nova variante foi encontrada em 52% das amostras de dezembro e em 85% das amostras de janeiro. Outro estudo mostrou a presença da variante P1 em 91% dos casos de covid-19 no Amazonas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Diamante do Sul / AEN

boletim diamante do sul