Imagem: Assessoria de Comunicação
Palestra, que será ministrada pela psicóloga Deise Rosa, ocorre no dia 29 de outubro, no Centro Cultural. A Secretaria de Educação disponibilizará espaço lúdico e alimentação especial para as crianças, se necessário.
A Secretaria Municipal de Educação de Guaraniaçu promoverá, no dia 29 de outubro de 2025, às 19h, no Centro Cultural de Guaraniaçu, a palestra intitulada "I Jornada da Neurodiversidade: Cuidar, Acolher e Educar", ministrada pela psicóloga Deise Rosa.
A participação dos pais e responsáveis, embora não obrigatória, é de extrema relevância para promover o acolhimento e o entendimento sobre os processos que envolvem o desenvolvimento das crianças com deficiência. Trata-se de uma oportunidade valiosa para ampliar o conhecimento e fortalecer o cuidado.
O público-alvo da formação são os pais e responsáveis por crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que possuem diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista – TEA), deficiências, altas habilidades ou superdotação.
A palestra tem como objetivo promover o acolhimento, a escuta ativa e a orientação às famílias, abordando temas fundamentais para o desenvolvimento infantil, como neurodiversidade, afetividade, limites e regras. Trata-se de um espaço de formação e troca, que valoriza o papel dos cuidadores na construção de trajetórias educativas.
Para garantir a tranquilidade dos participantes, será disponibilizado, caso os pais assim desejem, um espaço lúdico para as crianças, sob a supervisão de professores da rede municipal, com atividades educativas e recreativas. Além disso, será fornecida alimentação específica para crianças com necessidades nutricionais especiais, como aquelas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose, assegurando o acolhimento e o bem-estar de todos os envolvidos.
A realização da I Jornada da Neurodiversidade reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva, humanizada e centrada no cuidado integral das crianças e no fortalecimento às famílias.
Via: Assessoria de Comunicação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.