Guaraniaçu realiza a "I Jornada da Neurodiversidade com o tema: Cuidar, Acolher e Educar".

Guaraniaçu realiza a

Imagem: Assessoria de Comunicação

A Administração Municipal de Guaraniaçu por meio da Secretaria de Educação promoverá, no próximo dia 29 de outubro, às 19h, no Centro Cultural Dr. Caetano Bernardo Filho, uma importante palestra intitulada "I Jornada da Neurodiversidade: Cuidar, Acolher e Educar", ministrada pela psicóloga Deise Rosa.

A secretária de Educação, professora Soelany Corso Pozzan, lembra que as inscrições para o evento já estão abertas e explica que a participação dos pais e responsáveis, embora não obrigatória, é de extrema relevância para promover o acolhimento e o entendimento sobre os processos que envolvem o desenvolvimento das crianças com deficiência. Trata-se de uma oportunidade valiosa para ampliar o conhecimento e fortalecer o cuidado.

O público-alvo da formação são os pais e responsáveis por crianças matriculadas na rede municipal de ensino, que possuem diagnóstico de Transtornos Globais do Desenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista – TEA), deficiências, altas habilidades ou superdotação. Soelany afirma que os pais e responsáveis de alunos matriculados na rede estadual de ensino, também podem participar.

A palestra tem como objetivo promover o acolhimento, a escuta ativa e a orientação às famílias, abordando temas fundamentais para o desenvolvimento infantil, como neurodiversidade, afetividade, limites e regras. Trata-se de um espaço de formação e troca, que valoriza o papel dos cuidadores na construção de trajetórias educativas.

Para garantir a tranquilidade dos participantes, será disponibilizado, caso os pais assim desejem, um espaço lúdico para as crianças, sob a supervisão de professores da rede municipal, com atividades educativas e recreativas. Além disso, será fornecida alimentação específica para crianças com necessidades nutricionais especiais, como aquelas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose, assegurando o acolhimento e o bem-estar de todos os envolvidos.

O prefeito Ronaldo Cazella (MDB), lembra que a realização da I Jornada da Neurodiversidade reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva, humanizada e centrada no cuidado integral das crianças e no fortalecimento às famílias.

Guaraniaçu, 22 de outubro de 2025

Via: Assessoria de Comunicação

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.