Imagem: Assessoria de Comunicação
Na noite da última quarta-feira (29), nas dependências do Centro Cultural de Guaraniaçu foi realizada a I Jornada da Neurodiversidade: Cuidar, Acolher e Educar, evento promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação e Cultura. A iniciativa reuniu pais, responsáveis, professores e diretores de escolas, com o objetivo de fortalecer a parceria entre escola e família e ampliar o entendimento sobre os processos que envolvem o desenvolvimento das crianças.
A psicóloga Deise Rosa, palestrante da noite, conduziu reflexões sobre os temas “Educar com Afeto” e “O Papel das Regras e Limites no Desenvolvimento Saudável”, destacando a importância da afetividade e do equilíbrio emocional no ambiente educacional.
Para a secretária municipal de Educação, Soelany Corso Pozzan, o evento reforça o compromisso da gestão com uma educação inclusiva e afetiva, voltada para o respeito às diferenças e para o acolhimento de todos os alunos.
O prefeito Ronaldo Cazella (MDB) também acompanhou a palestra e destacou a presença expressiva de famílias e profissionais da educação como um sinal de compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais inclusiva. Segundo ele, a união entre escola, família e poder público é essencial para garantir o cuidado e o desenvolvimento pleno de crianças com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.
O vice-prefeito Carlão do Guaporé (PSB) ressaltou que discutir temas como neurodiversidade, afetividade, regras e limites é fundamental para fortalecer o diálogo e a escuta ativa entre famílias e educadores, contribuindo para a formulação de políticas públicas que atendam melhor às necessidades das crianças.
A vereadora Sandra Regina Mioranza (PODE) foi a única representante do Legislativo Municipal presente no evento, demonstrando apoio à causa da inclusão e ao fortalecimento das ações voltadas à educação humanizada no município.
A I Jornada da Neurodiversidade marcou um importante passo de Guaraniaçu rumo a uma educação mais empática, participativa e inclusiva, reforçando a importância da colaboração entre todos os agentes que contribuem para o desenvolvimento das crianças.
Guaraniaçu, 30 de outubro de 2025.
Via: Assessoria de Comunicação
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