Imagem: Assessoria
Após meses e meses de espera, já que a licitação para aquisição dos aparelhos de Ar-Condicionado, foi realizada em 21 de março de 2024, porém, os equipamentos não haviam sido comprados e pagos.
Nesta semana os aparelhos chegaram ao município e, começaram a ser instalados nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde – UBS, nas comunidades de Bormann (02 aparelhos já instalados); Mato Queimado (02 aparelhos em instalação) e Guaporé (01 aparelho) a ser instalado nos próximos dias.
A falta do equipamento de Ar-Condicionado e a “coincidência” do período de férias da grande maioria dos profissionais (dentistas) no período de janeiro de 2025, ofertados pela gestão anterior, dificultou o atendimento nestas unidades.
De acordo com informações do secretário de Saúde, Volnei Dall’Agnollo, a gestão atual encontrou muitas dificuldades para dar andamento ao atendimento dos pacientes no setor de saúde, devido ao grande número de profissionais que estavam em férias durante o mês de janeiro, logo no início dos trabalhos da nova gestão.
Segundo o secretário, em fevereiro, foi realizado um levantamento que apontou entre tantas outras necessidades de cada UBSs tanto nos bairros, zona rural e do Centro.
Ao identificar a necessidade da aquisição e instalação dos aparelhos de Ar-Condicionado nos consultórios de algumas unidades, identificou-se junto ao departamento de compras, que já havia uma licitação datada de 21/03/2024 em aberto que poderia ser utilizada para a compra dos equipamentos ora citados, e, em data de 17 de fevereiro de 2025, os pedidos foram encaminhados para a empresa Super Ar Ltda de Blumenau-SC, vencedora da licitação, para que enviasse ao município, 05 aparelhos adquiridos pela atual gestão, pelo valor total de R$ 13.754,95.
A empresa efetuou a entrega dos aparelhos na data de 29/03/25 e, a secretaria de Saúde iniciou a instalação dos equipamentos. Os dois primeiros já estão instalados na comunidade do Bormann, outros dois estão sendo instalados nesta sexta-feira (04), na comunidade de Mato Queimado e o último aparelho será instalado nos próximos dias na comunidade do Distrito de Guaporé.
O secretário Volnei afirmou que os serviços de atendimento aos pacientes, levará alguns dias para serem restabelecidos, porque mesmo o município tendo o número suficiente de profissionais dentistas, há a necessidade da contratação de um auxiliar-técnico.
Dois nomes da lista para contratação para o exercício da função, aprovados mediante Processo Seletivo Simplificado – PSS, realizado anteriormente, não aceitaram assumir a vaga e o terceiro nome, está sendo convocado.
Volnei lembrou que em se tratando da Comunidade de Mato Queimado e Guaporé que aguarda a instalação dos aparelhos, os casos de emergência e urgência, no que diz respeito aos procedimentos odontológicos, os pacientes são encaminhados pela Agente de Saúde da comunidade, para atendimento nas UBSs que contam com os profissionais atendendo.
O prefeito Ronaldo está preocupado com o quadro caótico com que encontrou a prefeitura em se tratando da falta de funcionários na maioria dos setores e neste início de mandato, já convocou 140 pessoas aprovadas em concursos já realizados para assumirem diversas funções e assim, comporem o quadro efetivo do município.
O secretário de Saúde confia que nos próximos dias, estas questões estarão superadas e os serviços ofertados contemplem a população que deles necessitem.
Por Assessoria de Comunicação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.