Imagem / RRMais.
Nesta quinta-feira (09), os alunos do 5º ano da Escola Municipal Jorge Pio, situada no bairro Jardim Planalto, em Guaraniaçu, participaram de uma iniciativa educativa que alia leitura ao desenvolvimento do gênero textual discursivo reportagem. A ação faz parte de dois projetos que buscam fortalecer o aprendizado por meio da prática e da criatividade.
Sob a orientação da professora Tânia Marisa Hermes, os estudantes do 5º ano “B” mergulharam no universo dos livros com o intuito de atingir dois objetivos principais. O primeiro é estimular o hábito da leitura, incentivando as crianças a valorizarem o contato com os livros como parte essencial da sua formação pessoal e acadêmica. O segundo foco do projeto é a aplicação prática do gênero textual reportagem, com base nos conteúdos de Língua Portuguesa. A proposta é que os próprios alunos, após participarem das atividades, elaborem reportagens sobre o evento, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala.
A diretora da escola, Rosilda Aparecida Morbach, destacou que, embora o projeto tenha sido inicialmente pensado para o 5º ano, sua execução acabou envolvendo todos os 240 alunos matriculados na unidade, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, iniciativas como essa fortalecem o ambiente escolar e promovem o protagonismo dos estudantes.
As atividades foram registradas pela equipe pedagógica, que acompanhou o entusiasmo dos alunos ao longo do desenvolvimento dos projetos. A proposta mostra como a educação pode ser dinâmica e engajadora, especialmente quando leitura e produção textual caminham lado a lado.
Assessoria
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.