Guaraniaçu marca presença na edição 2025 do “Transformar Juntos” em Brasília

Guaraniaçu marca presença na edição 2025 do “Transformar Juntos” em Brasília

Imagem / Assessoria.

O município de Guaraniaçu está sendo representado na edição de 2025 do evento “Transformar Juntos”, que acontece entre os dias 23 e 25 de julho, em Brasília. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Valcir Guarda, participa do encontro a convite do Sebrae, organizador do evento, que também custeou as despesas de viagem e hospedagem.

Voltado para agentes de desenvolvimento, gestores públicos e representantes de prefeituras e governos estaduais, o “Transformar Juntos” tem como principal objetivo fomentar o debate sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial. A programação desta edição conta com 70 atividades distribuídas ao longo dos três dias, com foco especial em temas como transição energética justa, cidades inteligentes, inteligência artificial, empreendedorismo e resiliência climática.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, o evento busca promover a integração entre políticas públicas e ferramentas práticas que possam ser aplicadas nas cidades brasileiras. “Aqui a gente pega as principais políticas disponíveis no Brasil e tenta não só articular e mobilizar, mas como instrumentalizar, colocar à disposição desses gestores que fomentam o empreendedorismo, melhoram o ambiente, estimulam a economia local — é dar as condições para que a economia flua”, explicou.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, também enfatizou a importância do evento, destacando o papel do Sebrae na promoção de ações sustentáveis. “Um evento como esse reforça as nossas ações na área da sustentabilidade, da resiliência. O Brasil hoje tem um diferencial competitivo muito grande nessa direção, na utilização responsável e solidária dos nossos recursos humanos”, afirmou.

Entre os destaques da programação estão palestras e oficinas sobre boas práticas de desenvolvimento territorial, associativismo, moedas sociais, e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia local. Participam nomes como Leandro Grass, presidente do IPHAN; Everton Santos, diretor do Ministério da Gestão e Inovação; e Silvio Barros, prefeito de Maringá.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a sustentabilidade deve ser o alicerce da nova economia brasileira. “Nós não podemos mais imaginar a abertura de uma economia que não esteja consolidada no conceito da sustentabilidade. Uma economia agressiva, por natureza, já nasce sem possibilidade de crescimento”, destacou.

Entre as novidades deste ano, está a realização de um painel com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), abordando os recursos da educação com ênfase no programa Dinheiro Direto na Escola. Outro diferencial é o empório de expositores com produtos de diversas regiões do país, todos com Indicação Geográfica, promovendo o potencial produtivo local.

A participação de Guaraniaçu reafirma o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e com a busca por soluções inovadoras para o fortalecimento da economia local.

Por Assessoria de Comunicação Guaraniaçu

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.