Nesta mesma ocasião, conversamos com a representante da OAB no Conselho da Comunidade e a advogada Guaraniaçuense Cristhiane Zaniolo, que nos mostrou alguns dados de que durante a pandemia houve um aumento na procura por parte das mulheres, em todo Brasil, relatando sobre a violência doméstica contra a mulher, tanto física como psicológica.
Em Guaraniaçu é de extrema importância dar apoio a estas situações, pois, a Comarca atende além do próprio município, Campo Bonito e Diamante do Sul, gerando assim um número considerável em ações deste âmbito, porém ainda há muitos casos que ficam camuflados, e que não chegam ao conhecimento para poder solucionar tais demandas.
O projeto é idealizado pelo Conselho da Comunidade, que tem por presidente a Dra. Kassyana, e através da Comissão da Mulher Advogada/OAB analisou-se quanto a necessidade deste Projeto no município.
Cristhiane Zaniolo e Kassyana explicam que o objetivo do Projeto “Violência Doméstica: Não se Cale!” é levar à comunidade e à rede de atendimento à mulher informações e formações sobre a prevenção, combate e erradicação de qualquer forma deste tipo de violência, fornecendo amparo as vítimas de violência doméstica, realizando campanhas de conscientização sobre as formas de violência que a mulher pode sofrer, bem como formar parcerias com órgãos vinculados ao atendimento das vítimas e dos agressores, onde está previsto programas para conscientização e tratamento do agressor visando a redução e não reincidência destes casos, abordando estes assuntos em outros locais, como por exemplo escolas para que desde o início da vida as crianças sejam conscientizadas a não violência/submissão para com a mulher.
O projeto contará com o apoio de diversos órgãos como: Polícia Militar e Civil, Assistência Social (CREAS e CRAS), Secretaria de Saúde, OAB Subseção Laranjeiras do Sul/PR, Conselho da Comunidade, Advocacia Dativa, Poder Judiciário e Ministério Público.