Sala de Emergência Cardiológica é inaugurada no HUOP e já recebe pacientes

Sala de Emergência Cardiológica é inaugurada no HUOP e já recebe pacientes

“Entendemos que seria mais ágil e amais efetivo o tratamento dos pacientes, se a gente tivesse espaço dedicado para isso”, conta o diretor-geral Rafael Muniz

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste) inaugurou a Sala de Emergência em Cardiologia, uma mobilização importante para dar apoio urgente e direcionado aos pacientes que chegam ao HUOP de forma emergencial.

Desde o fechamento do Hospital Salete, que recebia esses pacientes, o HUOP precisou se adequar para otimizar e dar o suporte necessário a esse público, uma das ações foi a escala de cardiologia no Pronto Socorro, como pontua o diretor-geral do HUOP, Rafael Muniz “ampliamos a capacidade da hemodinâmica do atendimento, para fazer cateterismo e angioplastia fechadas, e agora conseguimos criar essa sala de emergência cardiológica, antes atendíamos os casos de urgências cardiológicas na sala de emergência geral, ou seja, chegava trauma, AVC, no mesmo local da cardiologia. Entendemos que seria mais ágil, mais efetivo o tratamento dos pacientes se a gente tivesse espaço dedicado para isso”.

Para tornar possível foi preciso reestruturar a logística, onde hoje está a nova sala direcionada ao emergencial cardiológico era um quarto do pronto socorro que foi estruturada com cinco leitos para admissão, estabilização, e direcionamento desse paciente, seja para hemodinâmica, cateterismo ou encaminhar para a equipe cirúrgica fazer a cirurgia de revascularização do miocárdio de maneira aberta.

“Levamos mais leitos para onde hoje funciona o Centro de Cirurgias Programadas,  junto com a empresa Cis, e isso liberou um quarto. Com a liberação desse quarto, fomos atrás de equipamentos, já tínhamos feito uma compra muito importante no ano passado com monitores multiparamétricos, também compramos cama e beira leito, suporte de soro, suporte de rampa, escadinha, fomos utilizando esses investimentos e colocando nessa sala. Fizemos uma pequena reforma na sala com pintura e mobiliário que a nossa própria marcenaria organizou, além de computadores que já havíamos investido no fim do ano passado, todo esse processo possibilitou a instalação da sala”, explicou o diretor-geral Rafael Muniz.

Equipe

Outra ação importante foi possível com o apoio da reitoria da Unioeste, a  contratação de equipe “Liberamos um Processo Seletivo Simplificado (PSS) que nesse momento é de extrema importância para dar suporte a esses pacientes de cardiologia, que HUOP volta a receber e se tornar referência na região”, comenta o reitor Alexandre Webber.

Atendimentos cardiológicos

O HUOP volta a ser referência, e desde o fechamento do Hospital Salete foi necessário se readaptar para atender melhor esses pacientes de Cascavel e macrorregião como um todo, tanto para alta complexidade de cardiologia, como para cirurgia cardiovascular.

Texto: Thiago Leandro/Portal24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.