Armas: Defesa pessoal X Esporte

Armas: Defesa pessoal X Esporte

Olá, nobres leitores. Com a primeira manteria da minha coluna, irei explicar a vocês um pouco sobre a diferença de armas para a defesa pessoal e as armas utilizadas para o desporto. Esse é o primeiro passo para compreendermos a diferença das armas de defesa pessoal com as de tiro esportivo.

Pois bem, no Brasil as armas de fogo são regidas pela Lei 10.826/03, conjuntamente pelas portarias e decretos Presidências e do Comando Logístico do Exército (COLOG).

As armas de defesa pessoal, posse e porte, são controladas pela Policia Federal através do sistema SINARM (Sistema Nacional de Armas), o vulto desse tipo de armamento é ser utilizado para a defesa pessoal, ou seja, das pessoas e de suas residências/comércios.

E o que o leitor precisa fazer para adquirir uma arma de defesa?

- Ter no mínimo 25 anos;

- Não possuir antecedentes criminais;

- Comprovar aptidão psicológica;

- Comprovar aptidão técnica;

- Ocupação licita;

-Residência fixa;

-Declarar efetiva necessidade.

 

Para o porte de arma de fogo, a autoridade policial acrescenta o demonstra efetiva necessidade, o que dificulta a aquisição do mesmo, porém, esse assunto é para outra hora.

A diferença da posse e do porte é a seguinte:

  1. Para você fazer a defesa de sua residência OU de seu comercio, depende do lugar onde arma está registrada, podendo somente leva-la o estande de tiro uma vez por mês para treinamentos. Portanto, a arma não pode sair do local de seu registro.
  2. Já o porte, o indivíduo poderá portar a arma de fogo, mas cuidado o porte de arma de fogo não permite que o detentor do direito “ande armado” em qualquer lugar, há restrições, tais como, faculdades, bancos, entre outras.

Esses são os requisitos para se obter uma arma de fogo para a defesa, via Policia Federal.

Seguindo há o Exército Brasileiro que controla os CAC’s (Colecionadores Atiradores e Caçadores), o controle é através do sistema de armas SIGMA, através do C.R (Certificado de Registro), o qual você poderá fazer com 18 anos de idade, porém, a compra de arma de fogo é somente feita aos 25 anos, com a mesma regra da Policia Federal, pois ambas são regidas pela mesma lei 10.826/03. Uma obrigatoriedade para se obter o CR é ser filiado ao um clube de tiro ou associação de tiro.

Mas qual a vantagem?

A vantagem é que, ao obter o CR você é poderá frequentar clubes de tiro e atirar com armas do acervo do clube e de colegas que possuem CR, poderá participar de competições oficiais normalmente, só não poderá adquirir armamento em seu nome. Adolescentes entre 14 e 18 anos podem praticar o tiro desde que previamente autorizado por seus pais, ou em conjunto com um deles.

Outras vantagens de se ter o CR são:

-Permissão para transportar armas e munições por todo o território nacional;

-Autorização para comprar munições em loja ou na fábrica, mediante apresentação do CRAF e RG;

-Aquisição de armas diretamente de fábrica, com preços melhores;

-Permite a compra de armas e munições de calibres restritos;

-Possibilita caçar legalmente o javali e seus híbridos, com uso de armas de fogo;

-Permite deslocar-se com uma arma de porte curta, a pronto uso (municiada e alimentada), durante o trajeto para atividades de caça, tiro desportivo e competição;

 

Não é aconselhável utilizar-se das armas de registradas no SIGMA, as armas do acervo de Colecionador, Atirador ou Caçador para defesa pessoal, para esse fim utiliza-se as armas do SINARM.

Agora que já sabemos as diferenças dos sistemas utilizados no Brasil, e do vulto das armas do SIGMA e do SINARM, podemos nos aprofundar no assunto.

Espero que o relato tenha sido de fácil entendimento e se ficou alguma dúvida podem entrar em contato que as responderemos. Tentamos começar com o básico, para que os leitores tenham discernimento sobre as diferenças principais na hora de comprar uma arma.

Diogo Vinícius Marchetti de Bastiani

Diogo Vinícius Marchetti de Bastiani

Advogado, Pós Graduado em direito público, instrutor de tiro e armamento (iat) instrutor de tiro desportivo (ITD) range officer da confederação brasileira de tiro prático (cbpt) e da federação paranaense de tiro prático (frpt).

Redes Sociais:

@diogovmbastiani 

@demarchtatical