Imagem: João Valério
O Brasil está em alerta com 209 casos em investigação de intoxicação por metanol relacionados à ingestão de bebida alcoólica. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde neste domingo (5), com informações consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).
Até o momento, foram confirmados 16 casos em todo o país, sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 178 casos sob investigação, além dos confirmados.
Treze estados já notificaram casos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará, que registrou seu primeiro caso suspeito. Os registros iniciais na Bahia e no Espírito Santo foram descartados.
Óbitos e Antídoto Distribuído
O país registra 15 óbitos relacionados ao surto, com duas mortes confirmadas em São Paulo. As outras 13 mortes (7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 na Paraíba e 1 no Ceará) seguem em investigação.
Para combater a emergência, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, o antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol. Na primeira remessa, 580 ampolas foram enviadas aos seguintes estados, que solicitaram reforço de estoque:
-
Pernambuco: 240 ampolas
-
Paraná: 100 ampolas
-
Bahia: 90 ampolas
-
Distrito Federal: 90 ampolas
-
Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
Essas unidades fazem parte de um total de 4,3 mil ampolas disponibilizadas aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com hospitais universitários federais e a Ebserh.
Urgência Médica e Sintomas
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. Ao ser ingerida, a substância é convertida no organismo em produtos tóxicos, como o ácido fórmico, que podem levar à morte.
Principais sintomas da intoxicação:
-
Visão turva ou perda de visão (podendo evoluir para cegueira).
-
Mal-estar generalizado: náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Em caso de identificação destes sintomas, a recomendação é buscar imediatamente os serviços de emergência médica. É crucial também orientar outros contatos que possam ter consumido a mesma bebida a procurarem um serviço de saúde. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta drasticamente o risco de morte.
Canais de Orientação Especializada:
-
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
-
CIATox da sua cidade
-
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 (válido em todo o país).
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.