ANVISA PROÍBE DUAS SUBSTÂNCIAS EM PRODUTOS PARA UNHAS: RISCO DE CÂNCER E INFERTILIDADE

ANVISA PROÍBE DUAS SUBSTÂNCIAS EM PRODUTOS PARA UNHAS: RISCO DE CÂNCER E INFERTILIDADE

Imagem: Elza Fiúza

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas amplamente utilizadas na fabricação de produtos para unhas, especialmente os de unhas em gel e esmaltes em gel. A medida, publicada nesta quarta-feira (29), visa proteger a saúde da população contra graves riscos, como câncer e problemas reprodutivos.

 

Substâncias Banidas e Seus Riscos à Saúde

As duas substâncias proibidas pela Anvisa são o TPO e o DMPT. Elas são comumente encontradas em formulações que precisam de exposição à luz UV ou LED para endurecer, como ocorre nos procedimentos de alongamento e esmaltação em gel.

  • DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina / dimetiltolilamina - DMTA):

    • Classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos (potencialmente carcinogênico).

  • TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina):

    • Classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.

Os riscos foram confirmados por estudos internacionais em animais e a decisão da Anvisa alinha o Brasil aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A proibição se estende a qualquer produto cosmético, de higiene pessoal e perfumes que contenham as substâncias.

 

Prazos e Medidas para Retirada do Mercado

A resolução estabelece regras claras para a retirada desses produtos do mercado:

  1. Imediatamente: Estão proibidas a fabricação, importação e concessão de novos registros de produtos com TPO ou DMPT.

  2. Em até 90 dias: Empresas e estabelecimentos devem encerrar a venda e o uso dos itens já disponíveis no comércio.

  3. Após 90 dias: A Anvisa cancelará todos os registros e notificações e as empresas responsáveis deverão recolher os produtos que ainda estiverem nas lojas e distribuidoras.

A Anvisa reforça que, embora exposições ocasionais representem um risco menor, a medida é de precaução, sendo a exposição frequente e prolongada a mais preocupante, sobretudo para os profissionais de salões de beleza.

Via: Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.