Foto: fdr.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quarta-feira, 23, um comunicado oficial informando que o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud) sofreu um "incidente de segurança" nos dias 20 e 21 de julho. Mais de 11 milhões de pessoas tiveram seus dados vazados.
De acordo com a nota, houve um acesso indevido às informações de 11.003.398 pessoas físicas e jurídicas. Os dados expostos envolvem apenas informações cadastrais: nome do titular, chave Pix, nome da instituição financeira, número da agência e número da conta bancária. O CNJ garante que não houve violação do sigilo bancário, o que significa que senhas, extratos, saldos ou valores depositados não foram acessados.
Ainda que os dados acessados não permitam movimentações financeiras nem acesso direto às contas bancárias, o Conselho alertou para os riscos associados à exposição de informações pessoais e reforçou as medidas de segurança já recomendadas por instituições bancárias, como evitar clicar em links suspeitos, não compartilhar senhas e desconfiar de contatos solicitando dados pessoais.
O CNJ informou também que todas as medidas cabíveis de segurança foram adotadas imediatamente após a identificação do incidente, incluindo a notificação da Polícia Federal e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que devem investigar o caso.
Diante disso, o órgão fez um alerta: não está realizando qualquer tipo de comunicação direta com os usuários afetados, como e-mails, mensagens SMS ou ligações telefônicas. Com isso, recomenda que os cidadãos redobrem a atenção para evitar golpes ou tentativas de phishing que possam se aproveitar do episódio.
O Sisbajud é uma ferramenta digital que permite o bloqueio de valores em instituições financeiras por determinação da Justiça, sendo amplamente utilizado por tribunais em processos de execução e cobrança. O CNJ afirma que o sistema já está funcionando normalmente.
Via Terra.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.