Foto: DER-PR.
Após a retomada em fevereiro, a obra de duplicação da PR-317 em Toledo, região Oeste, está mantendo um bom ritmo de trabalho e deve ser entregue dentro do novo prazo, em setembro. A medição mais recente atingiu 33,5% de execução. A obra de 3,29 quilômetros de extensão é fiscalizada e administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O investimento é de R$ 46.071.778,06
Os serviços de terraplenagem, que preparam o terreno para implantação do pavimento, chegaram a 90%, e a instalação dos dispositivos de drenagem de águas profundas a 95%. Os principais serviços em andamento atualmente são os de pavimentação, que incluem regularização de sub-leito, aplicação e compactação de sub-base de macadame seco e de base de brita graduada, e execução da camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Também estão sendo executados o meio-fio de concreto e a relocação da rede elétrica no local.
A duplicação tem início no entroncamento com a BR-163 e vai até o trevo com a Rua 1º de Maio, prevendo o alargamento da pista existente da PR-317 para ambos os lados e implantação de vias marginais nos dois sentidos de tráfego. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.
As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança de 1 metro no sentido do tráfego, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura.
Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, e serviços complementares, como plantio de grama, construção de rampas de travessia para pedestres, entre outros.
A obra também contempla a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista com duas faixas de rolamento, com sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e paisagismo nos espaços laterais à pista.
Via / AEN
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