Desemprego no Brasil recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, aponta IBGE

Desemprego no Brasil recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, aponta IBGE

Imagem:Marcello Casal

O Brasil registrou queda na taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho, alcançando 5,6%, o menor índice desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. No período móvel anterior, a taxa havia ficado em 5,8%.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tinha 6,118 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o último trimestre de 2013, quando eram 6,1 milhões. O número de trabalhadores ocupados chegou a 102,4 milhões, estabelecendo novo recorde.

O trimestre também marcou o recorde de empregos com carteira assinada, com 39,1 milhões de pessoas registradas formalmente.

A pesquisa do IBGE avalia o mercado de trabalho para pessoas a partir de 14 anos, considerando todas as formas de ocupação, incluindo empregos formais, informais, temporários e por conta própria. Apenas são contabilizadas como desocupadas as pessoas que procuram efetivamente uma vaga de trabalho. Para a pesquisa, 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal são visitados.

A divulgação da PNAD Contínua referente ao trimestre encerrado em julho teve atraso de 18 dias em relação à data original, 29 de agosto, devido a problemas técnicos do IBGE.

Via:Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.