Black Friday 2025: Problemas na Entrega Lideram o Ranking de Reclamações de Consumidores

Black Friday 2025: Problemas na Entrega Lideram o Ranking de Reclamações de Consumidores

Imagem: Paulo Pinto

 

A temporada de promoções da Black Friday, que tem seu ápice nesta sexta-feira (28), já registra problemas recorrentes. Um levantamento preliminar da plataforma Reclame AQUI aponta que as queixas sobre problemas de entrega lideram o ranking de reclamações.

 

Os Principais Problemas Registrados

O monitoramento, que abrange os dias 26 e 27 de novembro, destaca os seguintes problemas:

  1. Problemas na Entrega (25,29%): Líderes absolutos nas queixas, envolvem principalmente a não-cumprimento de promessas comerciais como “entrega em 2 horas”, “entrega no mesmo dia” ou “frete express”, que são amplamente divulgadas, mas falham na prática.

  2. Produto Não Recebido (12,62%): Em segundo lugar, está o problema de o item comprado sequer ter sido despachado ou, em alguns casos, nunca ter existido, apesar da confirmação da compra.

  3. Propaganda Enganosa (9,33%): Ocupando a terceira posição, as reclamações são geradas por lojas que divulgam condições de desconto atrativas, mas que são alteradas ou canceladas no momento da finalização da compra.

O Reclame AQUI também chama a atenção para os "descontos agressivos" com regras pouco claras, como limitações de valor ou exigência de formas de pagamento que acabam anulando o benefício anunciado, pegando o consumidor de surpresa.

 

Consumidor Cauteloso e Preocupado com IA

Apesar do aquecimento do mercado (31% dos consumidores pretendem comprar na data), o consumidor demonstra cautela. Embora o preço (63%) seja o fator decisivo, ele não é o único. O público também considera o valor do frete, avaliações de outros clientes, a reputação da marca e, cada vez mais, a segurança contra golpes e fraudes.

Neste ano, a preocupação com o uso de Inteligência Artificial (IA) em golpes está em alta: 76% dos consumidores se sentem inseguros ou desconfiados com fraudes geradas por IA.

 

Recomendações para Evitar Aborrecimentos

Para garantir uma compra segura, a plataforma recomenda aos consumidores:

  • Verificar atentamente o prazo de entrega antes de fechar o pedido.

  • Pesquisar a reputação da loja no Reclame AQUI.

  • Tirar prints (capturas de tela) do carrinho de compras e conferir o resumo final do pagamento.

 

Via: Agência Brasil 

 

 

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