Imagem: Elza Fiúza
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) promete abrir portas históricas para os pequenos produtores brasileiros. Durante o programa Bom Dia, Ministro nesta terça-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que o setor deve viver um forte crescimento com a isenção de taxas para mercados europeus.
Café e Frutas no Topo das Exportações
Segundo o ministro, a agricultura familiar será a grande protagonista, especialmente nos setores de café e frutas.
-
Café: Como a produção nacional é majoritariamente de agricultores familiares, eles poderão vender o café processado sem cobrança de tarifas.
-
Frutas e Açaí: O açaí, que já é um sucesso global, além de frutas como manga, uva e melão, terão caminho livre para o "rico mercado europeu".
Potencial dos Queijos Mineiros
Outra aposta alta está nos produtos lácteos. Teixeira mencionou o potencial dos queijos brasileiros, com destaque para as iguarias de Minas Gerais, como o queijo da Serra da Canastra. A ideia é que, embora o Brasil passe a importar queijos franceses, os queijos artesanais mineiros ganhem as prateleiras da Europa como produtos de alta gastronomia.
Investimentos e Tecnologia
O ministro também ressaltou que o aumento da renda no campo e os recordes de investimento do Plano Safra têm estimulado a modernização das pequenas propriedades. Além disso, novas políticas públicas devem ser anunciadas em breve pelo governo federal, focadas na transferência de conhecimentos da Embrapa para atrair e manter jovens na agricultura.
Paz no Campo e Reforma Agrária
Finalizando, Paulo Teixeira antecipou que, nesta sexta-feira (23), o presidente Lula deve anunciar em Salvador um pacote de desapropriações voltado para a reforma agrária. O objetivo, segundo ele, é promover a "paz no campo" por meio do acesso à terra, crédito e assistência técnica para novas cooperativas.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.