Imagem:Lucas Fermin/SEED-PR
Milhares de estudantes da rede pública do Paraná terão a oportunidade de ingressar em uma universidade estadual já em 2026. O acesso será garantido pelo Aprova Paraná Universidades, programa educacional que reserva 20% das vagas nas instituições estaduais de Ensino Superior para alunos de escolas públicas, utilizando como critério a nota obtida na Prova Paraná Mais.
Na edição de 2025, serão ofertadas quase 4 mil vagas em 1,3 mil cursos de graduação das sete universidades estaduais: UEL (Londrina), UEM (Maringá), UEPG (Ponta Grossa), Unioeste (Oeste), Unicentro (Centro-Oeste), UENP (Norte) e Unespar (Paraná).
Oportunidade histórica
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa é um marco para o ensino público.
— “O Aprova Paraná Universidades representa um avanço no acesso ao ensino superior público. Garantimos que nossos jovens tenham cada vez mais chances de realizar seus sonhos acadêmicos, sem barreiras e com igualdade de oportunidades”, afirmou.
Para participar, alunos da 3ª ou 4ª série do Ensino Médio da rede estadual devem realizar a Prova Paraná Mais, marcada para os dias 12 e 13 de novembro. Já as inscrições para o programa serão abertas em janeiro de 2026, permitindo que cada candidato concorra a até duas opções de curso.
Parceria e impacto
Criado em novembro de 2024 pelo Governo do Estado, o Aprova Paraná Universidades é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seed-PR), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as sete universidades estaduais. Em sua primeira edição, quase 30 mil alunos se inscreveram e pelo menos 1,6 mil estudantes conquistaram vagas em diferentes cursos.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a relevância da iniciativa.
— “É uma grande oportunidade, sobretudo aos alunos da educação pública, de acessar universidades de excelência, com cursos em todas as áreas do conhecimento. Essa chance não pode ser desperdiçada”, afirmou.
Prova Paraná Mais
A avaliação é aplicada anualmente a estudantes de diferentes etapas da rede estadual e também de redes municipais que aderem ao programa. Em 2025, quase 600 mil alunos devem participar da prova, realizada nas próprias escolas.
Para Roni Miranda, a iniciativa vai além do acesso ao ensino superior:
— “A Prova Paraná Mais cria um ciclo de avaliação, reflexão e ação pedagógica, que garante a melhoria contínua da qualidade da educação em nosso Estado”, completou.
Via:Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR – “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.