Imagem: Rodrigo Barros
Uma tecnologia automotiva que tem ganhado espaço nos veículos modernos é o sistema Start-Stop. Ele foi desenvolvido com o objetivo de otimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2), atuando de forma inteligente ao desligar o motor quando o carro para e religá-lo rapidamente quando o motorista se movimenta.
De acordo com o analista técnico automotivo Victor Araujo Pedrão, o funcionamento do sistema é orquestrado por uma complexa rede de sensores e componentes, que trabalham em sintonia com a central eletrônica do veículo. Estudos e testes práticos indicam que o uso do Start-Stop pode gerar uma economia de combustível de até 10%. Para suportar o estresse dos constantes ciclos de partida e parada, os carros equipados com essa tecnologia utilizam uma bateria específica, com uma maior capacidade de partida a frio (CCA).
O artigo destaca que, na maioria dos casos, o motorista tem a opção de desativar o sistema através de um botão no painel. No entanto, alguns veículos, como os modelos híbridos da Fiat (Pulse e Fastback), não permitem essa desativação. A reportagem também cita o exemplo da BMW, que utiliza um sistema mais avançado, monitorando a temperatura da bateria, o comportamento do motorista e as condições de tráfego para otimizar o funcionamento do Start-Stop.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.