PIONEIRISMO NO PARANÁ: Pedágio Eletrônico Chega ao Sudoeste do Estado com Implantação de Pórticos Pela EPR Iguaçu

PIONEIRISMO NO PARANÁ: Pedágio Eletrônico Chega ao Sudoeste do Estado com Implantação de Pórticos Pela EPR Iguaçu

Imagem:EPR

A EPR Iguaçu, concessionária responsável por 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, obteve a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a implantação do primeiro pedágio eletrônico (Free Flow) do estado.

O novo modelo substituirá as praças de pedágio tradicionais por pórticos, que permitem a cobrança automática da tarifa, garantindo maior fluidez e segurança aos motoristas.

 

Segurança, Fluidez e Economia

 

A tecnologia adota um sistema com câmeras e sensores que identificam os veículos, sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade, exceto a estabelecida para o trecho.

O diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, destacou os benefícios do novo sistema:

“O Pedágio Eletrônico traz ganhos para a segurança viária e conforto dos usuários. O modelo garante maior fluidez no tráfego, porque não demanda paradas e a cobrança é feita de forma automatizada, garantindo praticidade.”

O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, complementa que a inovação está alinhada às tendências globais de mobilidade e sustentabilidade, contribuindo para a economia de combustível e a redução na emissão de poluentes.

 

Onde Serão Instalados os Pórticos

 

Os pórticos de cobrança automática, que operarão com tarifas fixas já previstas no Contrato de Concessão, serão instalados nas seguintes localidades:

  • Lindoeste (BR-163)

  • Entre Pato Branco e Vitorino (PR-280)

  • Ampére (PR-182)

 

Como Funciona a Cobrança

 

O pedágio eletrônico funciona por meio de equipamentos de monitoramento nos pórticos que conseguem identificar 100% das passagens. O sistema reconhece a categoria do veículo (altura, largura, eixos, etc.) e a cobrança pode ser feita de duas formas:

  1. Por meio de TAG Eletrônica (Dispositivo Free Flow): Instalada no para-brisa, a TAG permite o faturamento automático do valor. Condutores de veículos leves nesta modalidade garantem descontos significativos e graduais com base na frequência de uso.

  2. Por Leitura de Placa: O usuário que não tiver TAG deverá procurar a concessionária (via site ou canais de atendimento) para realizar o pagamento da tarifa após a passagem. É recomendado o cadastro prévio no site epriguacu.com.br/pedagio-eletronico para receber avisos e evitar sanções por evasão.

A EPR reforça que a vacância do uso de praças de pedágio reduz o risco de acidentes causados por frenagens e mudanças de faixa.

Via:EPR

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.