TOLEDO: Por telefone, soldado da PM salva homem engasgado em Toledo; ouça.

Imagem/ Catve.

A soldado Solange Fátima Bordignon, da Polícia Militar, salvou a vida de um homem engasgado com pedaço de carne em Toledo, no oeste do Paraná, na noite do último domingo (7).

A agente de segurança estava de plantão no momento em que recebeu a ligação de emergência via 190. Ao telefone, a mãe pediu ajuda para o filho. No começo do atendimento, Solange Bordignon perguntou o endereço em que a família estava e a idade da vítima, que tinha 30 anos.

A mulher comentou que a filha aplicava a manobra de Heimlich no irmão para desafogá-lo, mas não obtinha sucesso. Na sequência, a policial detalha, passo a passo, como os familiares deveriam proceder.

"A senhora pega ele de costas para a senhora, com os dois braços, passa por debaixo dos braços dele. Com as mãos, tenta apertar bem onde tem um ossinho no estômago, para baixo um pouco, entre as costelas. Puxa contra você", auxilia a profissional.

Depois, Bordignon orienta a moradora a pedir para o marido ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via 192. A policial também mobiliza uma viatura para o condomínio e pede para que eles continuem aplicando a manobra.

Logo em seguida, é possível ouvir o homem tossindo. "Conforme ele for tossindo, vai desengasgar, entendeu? Deixa ele tossir. Às vezes, vai sair pela boca, pelo nariz, é normal, tá? A gente acionou o Siate, dos bombeiros, eles já estão se deslocando também", relata a policial.

Durante a ligação, o homem é desafogado, conforme as indicações da policial, no entanto a ligação se encerra somente após a chegada do Samu e da Polícia Militar.

Devido à conduta exemplar, a soldado Bordignon foi recebida pessoalmente na unidade do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde foi parabenizada pelos comandantes.

"Demonstrando notável calma, profissionalismo e conhecimento técnico, a policial foi capaz de fornecer instruções precisas por telefone, orientando os familiares sobre a execução da manobra de Heimlich.

A agilidade e eficácia demonstradas pela policial militar nesse momento crítico destacam sua capacidade exemplar, dedicação e competência em servir e proteger a comunidade, que, mesmo à distância, teve uma atuação crucial para salvar uma vida", destacou a corporação em nota.

Experiência em salvar vidas e a manobra de desengasgo

Antes desse caso, a soldado Solange já salvou outras duas pessoas, com a técnica de primeiros socorros, que foram ministradas por telefone e tiveram desfechos positivos.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um caminho errado durante a deglutição. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Agir rápido é fundamental para salvar vidas.

Como salvar bebês?

Quando um bebê estiver afogado, ele deve ser colocado de bruços em cima do braço. Depois, você fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas).

Vire o bebê de barriga para cima, ainda no braço, e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Como salvar crianças e adultos?

Quando uma criança ou adulto estiverem afogados, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdômen (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada "boca do estômago" (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a "boca do estômago" para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra "J"), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Esses procedimentos, no entanto, são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

VIA/ Catve.

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.