Imagem:Roberto Dziura
A redução da alíquota do IPVA, anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 20 de agosto e sancionada em lei nesta terça-feira (23), já mostra impacto direto no setor automotivo do Paraná. Em apenas 10 dias após o anúncio, 345 dos 399 municípios do Estado registraram novos emplacamentos — contra 330 no mesmo período anterior.
No comparativo, 41 cidades que não haviam registrado nenhum emplacamento entre 10 e 19 de agosto passaram a ter veículos novos emplacados de 20 a 29 do mesmo mês. Indianópolis, no Noroeste, chamou atenção com 24 registros, sendo 20 em apenas um dia, em um município de pouco mais de 4,5 mil habitantes. Barbosa Ferraz (6) e Santa Amélia (5) também tiveram destaque.
Outras cidades como Boa Vista da Aparecida, Califórnia, Ibaiti, Iretama, Rebouças e Santa Isabel do Ivaí registraram quatro emplacamentos cada. Municípios de menor porte, como Luiziana, Nova Esperança do Sudoeste, São José da Boa Vista e São Tomé, tiveram três registros cada. Já 14 cidades apareceram com apenas um veículo emplacado após a redução.
Mesmo antes da medida, os números de emplacamentos no Estado já apresentavam alta em 2025, cenário agora fortalecido pela queda da alíquota de 3,5% para 1,9%.
Grandes cidades também registraram crescimento:
-
São José dos Pinhais: alta de 104,8%
-
Maringá: 68,4%
-
Campo Largo: 53,1%
-
Cascavel: 34,7%
-
Apucarana: 34,6%
A tendência demonstra que a mudança no IPVA está estimulando tanto cidades de pequeno porte quanto grandes centros a renovarem suas frotas.
Via:Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.