Brasileiro Vive Mais: Expectativa de Vida no País Sobe e Bate o Recorde de 76,6 Anos

Brasileiro Vive Mais: Expectativa de Vida no País Sobe e Bate o Recorde de 76,6 Anos

Imagem: Marcello Casal jr

 

A expectativa de vida ao nascer no Brasil alcançou seu maior patamar histórico em 2024, chegando a 76,6 anos. O dado faz parte da Tábua de Mortalidade, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O indicador subiu em relação aos 76,4 anos registrados em 2023 e consolida a tendência de crescimento observada desde o início da série histórica em 1940, quando a expectativa era de apenas 45,5 anos.

 

Mulheres Vivem Mais e Efeito na Previdência

O levantamento do IBGE aponta uma diferença histórica na longevidade entre os sexos:

  • Mulheres: Têm expectativa de vida de 79,9 anos.

  • Homens: Têm expectativa de vida de 73,3 anos.

Essa diferença de 6,6 anos a mais de vida para as mulheres é atribuída, em parte, à sobremortalidade masculina nas faixas etárias jovens (20 a 24 anos), principalmente devido a causas externas ou não naturais, como homicídios e acidentes de trânsito, ligadas ao processo de urbanização.

A Tábua de Mortalidade é um dado crucial, pois é utilizada pelo governo para o cálculo do fator previdenciário, que impacta diretamente o valor das aposentadorias do INSS. Segundo o estudo, quem chega aos 60 anos no Brasil vive, em média, mais 22,6 anos.

 

Mortalidade Infantil em Queda

O IBGE também destacou a queda na taxa de mortalidade infantil (bebês com menos de 1 ano). O indicador foi de 12,3 a cada mil crianças em 2024, uma leve melhora em relação a 2023 (12,5). Em comparação histórica, o avanço é notável: em 1940, essa taxa era de 146,6 por mil crianças.

A evolução é associada a melhorias no saneamento básico, aumento da renda, campanhas de vacinação, atenção ao pré-natal e programas de nutrição infantil.

Via: Agência Brasil

 

Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.