SAÚDE: Cascavel tem 336 casos confirmados de dengue.

SAÚDE: Cascavel tem 336 casos confirmados de dengue.

Imagem/ Joao Paulo Burini

Cascavel tem 336 casos confirmados de dengue, conforme boletim divulgado em entrevista coletiva nesta manhã de quinta-feira (8). Os números são muitos preocupantes, disse o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

Dos confirmados, 221 foram autóctones por exame, 108 por critério clínico, 6 atribuídos e um importados. Neste período, foram 3.377 notificações suspeitos, destes 974 foram descartados e 1.463 em investigação.

Com relação aos óbitos ainda não há casos confirmados.

"Nas últimas semanas cinco/seis semanas nós tivemos óbitos oriundos de viroses[...] não foi confirmado. Nós precisamos da confirmação laboratorial que aquilo foi dengue. Mas nas últimas semanas nós tivemos casos sendo investigados que poderiam eventualmente ser dengue", afirmou Bailak.

Conforme explicou o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, o número é duas vezes maior do que o registrado no último ano epidemiológico (2022/2023) que foi de 159. E aumentou três vezes em uma semana.

Ações serão realizadas para controlar a proliferação. Uma das medidas é a disponibilização de caçambas nos bairros Cataratas, Periolo, Santa Cruz e Esmeralda III, que estão com maior número de inciência. "Um desleixo da população", afirmou Bailak.

CHIKUNGUNYA

Cascavel tem três casos confirmados de Chikungunya e oito ainda estão em investigação.

ALERTA

Uma das preocupação é que com o calor aumenta expectativa de vida do mosquito.

SINTOMAS

É necessário que as pessoas se atentem aos sintomas como febre alta, dor no fundo do olho e dor no corpo e procure uma unidade de saúde para avaliação.

A pessoa deve se manter hidratado e evitar alguns medicamentos para não agravar o quadro.

Os moradores podem seguir para as 47 unidades de saúde. Na sequência, em caso de necessidade ou urgência, os profissionais farão o encaminhamento para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)..

ORIENTAÇÕES

O controle do vetor não é única e exclusivamente função do setor público, cabe a cada

pessoa cuidar do imóvel (seja ela casa, apartamento, chácara), adotando medidas que evitem a proliferação do vetor.

Entre as medidas que devem ser adotadas está o armazenamento, até a coleta, de todo resíduo sólido - lixo; cuidado com calhas, sacadas e caixas d’água,

entretanto, devido às chuvas de verão, comuns nessa época do ano, deve-se redobrar os cuidados com objetos que possam acumular água.

VIA/ Catve

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.