Imagem: Adobe Stock
Uma pesquisa inédita revela uma mudança significativa nos hábitos de consumo de álcool no Brasil. De acordo com o novo levantamento, 64% dos brasileiros adultos declararam não ter consumido nenhuma bebida alcoólica ao longo de 2025, atingindo a maior taxa de abstinência já registrada no país.
O estudo indica uma diminuição generalizada na frequência de consumo, sendo que os jovens são os principais responsáveis por puxar essa tendência.
Jovens Lideram a Abstinência
A mudança de hábito é mais acentuada entre os mais novos:
-
Faixa Etária 18 a 34 anos: É o grupo com maior aumento na abstinência. Entre os de 25 a 34 anos, por exemplo, o índice de não-consumidores saltou de 47% para 61%.
-
Consumo Abusivo: O consumo pesado (definido como 7 doses ou mais por ocasião) também registrou queda na faixa dos 18 a 24 anos, diminuindo de 20% para 13% em apenas dois anos.
Alerta para Consumo Pesado e Internações
Apesar da alta na abstenção, o impacto do uso nocivo de álcool na saúde pública ainda é motivo de preocupação, especialmente entre aqueles que consomem bebidas alcoólicas.
O levantamento destacou que o consumo pesado é mais prevalente entre homens (26%) e indivíduos na faixa etária de 25 a 44 anos (54%).
Ainda, o país atingiu a taxa de 196,8 internações por 100 mil habitantes relacionadas ao álcool. O estado do Paraná aparece com um dos maiores índices, registrando 282,1 internações por 100 mil habitantes, seguido por Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
O estudo reforça que, embora a maioria da população não beba, o consumo em excesso entre os bebedores continua sendo um desafio para as autoridades de saúde.
Via: G1
Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.