A Arquidiocese de Cascavel informou no início da noite desta quinta-feira (11/03) o falecimento do arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos. Desde o dia 16 de fevereiro após ser acometido pela Covid-19, Dom Mauro estava internado no Hospital São Lucas em Cascavel.
Desde as primeiras horas após o internamento a arquidiocese emitia um comunicado sobre o quadro de saúde do arcebispo que apresentou oscilações durante todo o período de internação, a cada boletim emitido era um apelo pela recuperação do Bispo. No dia 19 de fevereiro, o estado de clinico de Dom Mauro apresentou uma piora e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala Covid-19. Nos dias seguintes o religioso apresentou melhora e no dia 27 de fevereiro foi retirado da sedação. Neste período de internação o Arcebispo, entubado apresentava oscilações em seu estado clinico. Foram feitas várias tentativas para a estabilização do seu quadro de saúde, ele foi acometido por uma bactéria, necessitou hemodiálise, pois apresentou complicações renais. Na Terça feira 09/03 o boletim informava que Dom Mauro estava em estado grave, informações locais dizem que após a notícia da morte de dom Mauro, fiéis se reuniram em frente ao Hospital São Lucas para rezar pelo arcebispo.
A despedida de Dom Mauro
A Arquidiocese consternada pela pascoa de seu Bispo que tanto serviu, se despediu através das redes sociais, o velório ocorreu na catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel-PR, fechado ao público, somente os padres da arquidiocese acompanharam presencialmente, depois o corpo de Dom Mauro foi conduzido em cima do caminhão dos bombeiros até o cemitério municipal.
Dom Mauro, e sua trajetória:
Dom Mauro nasceu em 09 de novembro de 1954 na cidade de Fartura, São Paulo. Estudou filosofia e teologia em Jacarezinho e em 13 de maio de 1984, foi ordenado sacerdote.
Entre 11 de janeiro de 1992 e 31 de janeiro de 1997 exerceu função de pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes. Entre 2 de fevereiro de 1995 e 31 de julho de 1998 foi o vigário geral da Diocese de Jacarezinho. Em 2 de fevereiro de 1997 tornou-se pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Catedral de Jacarezinho. Em 14 de agosto de 1998 foi ordenado Bispo, também na Catedral de Jacarezinho
Dom Mauro também foi Administrador apostólico da Diocese de Umuarama entre 9 de maio de 2002 a 13 de dezembro de 2002 e em 31 de outubro de 2007 foi nomeado arcebispo de Cascavel, tomando posse em 25 de janeiro de 2008.
Dom Mauro Aparecido dos Santos e Guaraniaçu:
Dom Mauro foi nomeado cidadão honorário de Guaraniaçu em 13 de novembro de 2014, reconhecimento pelas inúmeras lutas pelo povo de guaraniaçuense.
Defendeu o hospital Santo Antônio na luta para manter as portas abertas, foi um verdadeiro protetor, um amigo para com todos. Seu respeito pela padroeira de Guaraniaçu, Nossa Senhora de Fátima era visto nos olhos e no modo com que se referia a Padroeira.
A paroquia emitiu a seguinte nota:
“Nota de Pesar
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na pessoa do Pároco Frei Valdevan Correia, comunica, com grande pesar, o falecimento de nosso Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, ocorrido na tarde deste quinta-feira (11/03/2021).
Dom Mauro estava hospitalizado desde o dia 16 de fevereiro após ser acometido pela Covid-19.
Roguemos a Nossa Senhora de Fátima que o acolha em seus braços e conforte o coração de todos os fiéis e familiares.
Fraternalmente, Frei Valdevan Correia. ”
Fonte: PasCom Santa Clara de Assis.
Nery Albertoni Coordenador do CPM (Conselho Pastoral da Matriz) nos disse o seguinte:
“Vale uma breve reflexão: Dom Mauro a quem Deus chamou ontem, foi um ícone na nossa Arquidiocese, sempre se mostrou receptivo, seu sorriso era contagiante, deixou uma história muito bonita, foi um forte defensor do nosso Hospital Santo Antônio, Deus o receba em sua morada e que Dom Mauro mesmo já na morada eterna possa nos proteger, é um momento muito difícil, mas que nós aprendamos viver da forma como Dom Mauro viveu. ”
Reconhecendo o grande papel que Dom Mauro Aparecido dos Santos arcebispo metropolitano de Cascavel exerceu em seu ministério pelo município de Guaraniaçu e região, a equipe da RRMAIS se solidariza com a arquidiocese enlutada.