Imagem: Reuters
Os amantes da astronomia terão uma chance imperdível de observar um fenômeno celestial nesta quinta-feira (4): a Superlua Fria. Este evento marca a última superlua do ano de 2025 e promete um espetáculo brilhante no céu noturno.
O Que é a Superlua Fria?
A Superlua Fria, também conhecida como Lua Cheia de Dezembro, recebe esse nome devido ao Hemisfério Norte, onde dezembro marca o início do inverno, trazendo as noites mais frias.
O termo "Superlua" é usado quando a Lua Cheia coincide com a máxima aproximação do satélite natural com a Terra, um ponto chamado perigeu.
Devido a essa proximidade, a Lua parece até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Como e Onde Ver
-
Pico: O ponto de máxima aproximação da Lua com a Terra ocorrerá à 1h35 da madrugada (horário de Brasília) de sexta-feira, mas a Lua Cheia estará visível e em seu esplendor durante toda a noite de quinta-feira (4), logo após o pôr do sol.
-
Melhor Horário: O melhor momento para a observação é quando a Lua está próxima ao horizonte. Neste ponto, uma ilusão de ótica fará com que ela pareça ainda maior.
-
Condição: Para uma observação ideal, é essencial procurar um local com pouca poluição luminosa e céu limpo.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.