Veja a verdadeira história por trás do 1º de abril, o Dia da Mentira.

Veja a verdadeira história por trás do 1º de abril, o Dia da Mentira.

Foto: Ivan Maldonado.

Todo dia 1º de abril, a criatividade ganha espaço com pegadinhas, trotes e notícias falsas inofensivas. Conhecido como "Dia da Mentira", o costume existe há séculos e é celebrado em diversos países, como Estados Unidos e Inglaterra, onde é chamado de "April Fool’s Day" (Dia dos Bobos de Abril).

Já na França e Itália, recebe o nome de "Poisson d’Avril" (Peixe de Abril). Apesar da popularidade, a data não é feriado e se mantém apenas como uma tradição cultural.  

No Brasil, a brincadeira começou a se espalhar em 1828, quando o jornal mineiro chamado de "A Mentira" publicou uma falsa manchete anunciando a morte de Dom Pedro I. A pegadinha ganhou repercussão e, desde então, a data passou a ser reconhecida como um dia de falsidades bem-humoradas. O detalhe curioso é que o imperador, na verdade, faleceu apenas seis anos depois, em 1834, em Portugal.  

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, o Dia da Mentira ganhou um novo fôlego, se tornando ainda mais presente no ambiente digital.

Empresas, influenciadores e até grandes veículos de comunicação entram na brincadeira, criando anúncios e notícias falsas que surpreendem o público. Porém, em tempos de fake news, a diversão precisa vir acompanhada de responsabilidade, garantindo que as pegadinhas continuem leves e inofensivas. E você, qual mentira de 1º de abril gostaria que fosse verdade?

Via / ARATU/ON

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.