TECNOLOGIA DE PONTA: FINAIS DA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA TERÃO IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

TECNOLOGIA DE PONTA: FINAIS DA LIBERTADORES E SUL-AMERICANA TERÃO IMPEDIMENTO SEMIAUTOMÁTICO

Imagem: Conmebol

 

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quarta-feira (12) que as finais da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana de 2025 contarão, pelo segundo ano consecutivo, com as tecnologias de Impedimento Semiautomático (SAOT) e da Linha do Gol (GLT).

O objetivo da entidade é garantir decisões mais rápidas, precisas e confiáveis nas partidas que definirão os campeões continentais da temporada.

 

O Que as Finais Terão de Novo

As tecnologias serão utilizadas nos dois grandes jogos decisivos:

  • Copa Sul-Americana (22 de novembro): Final entre Lanús (ARG) e Atlético Mineiro (BRA), em Assunção, no Paraguai.

  • Copa Libertadores (29 de novembro): Final entre Palmeiras (BRA) e Flamengo (BRA), em Lima, no Peru.

 

Como a Tecnologia Funciona

A Conmebol detalhou que o sistema funciona com o que há de mais moderno em rastreamento óptico automatizado, garantindo alta precisão:

  • SAOT (Impedimento Semiautomático): Utiliza 10 câmeras especializadas instaladas ao redor do estádio para rastrear a posição em tempo real de cada jogador e da bola. O sistema processa mais de um milhão de pontos de dados por segundo e gera um alerta instantâneo para a equipe do VAR em caso de impedimento, permitindo uma determinação mais ágil.

  • GLT (Tecnologia da Linha do Gol): Usa 14 câmeras especializadas para determinar se a bola cruzou totalmente a linha do gol.

O uso dessas tecnologias já é uma realidade em competições de elite, como a Copa do Mundo FIFA 2022 e ligas europeias. No Brasil, a CBF já anunciou que o sistema de impedimento semiautomático será implementado no Campeonato Brasileiro de 2026.
Via: CNN Brasil

 

Via: RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr. Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.