Superlotação e falta de agentes preocupam na Penitenciária de Cascavel

Superlotação e falta de agentes preocupam na Penitenciária de Cascavel

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) alertou para a situação na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, em Cascavel. A unidade enfrenta superlotação e uma redução significativa no número de profissionais, o que levanta preocupações sobre a segurança no local. Segundo o diretor sindical Cristiano da Luz, quando a penitenciária foi inaugurada, havia quatro vezes mais agentes atuando.

A crise se reflete em episódios de violência. Em setembro, um detento foi morto com um estilete, e em novembro de 2023, seis presos espancaram outro até a morte. O histórico da unidade inclui rebeliões violentas em 2014 e 2017, que duraram cerca de 40 horas, resultaram na morte de cinco internos e tiveram repercussão internacional. Para evitar novos episódios extremos, o sindicato informou que já oficiou os órgãos responsáveis em 2024, cobrando providências.

O Departamento Penitenciário do Paraná afirmou, por meio de nota, que mantém monitoramento constante na unidade e adota medidas de segurança conforme os protocolos estabelecidos. Destacou ainda que 500 novos policiais penais estão em formação após concurso público realizado neste ano.

Via / Portal Tarobá

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.