Imagem: Nasa/Noaa/Goes/Project
Cientistas de diversos países registraram, em tempo real, um fenômeno geológico inédito: uma placa tectônica está se rompendo em uma zona de subducção, processo em que uma placa desliza e afunda sob outra. O evento está ocorrendo na Placa Juan de Fuca, localizada no fundo do Oceano Pacífico, na região entre o Canadá e os Estados Unidos.
A crosta terrestre é formada por 15 placas tectônicas que interagem constantemente. A ruptura em curso, publicada em setembro no periódico Science Advances, sugere que o processo de subducção — que se iniciou há milhões de anos — pode estar chegando ao fim com a completa separação da placa.
Alerta para Terremotos
A situação oferece aos pesquisadores a primeira oportunidade de acompanhar a ruptura de uma placa na atualidade, o que deve ajudar a humanidade a entender melhor como a superfície do planeta muda ao longo da história.
No entanto, o processo de ruptura acende um alerta significativo: a situação pode aumentar o potencial de risco de terremotos na região norte do Oceano Pacífico.
-
O que é Subducção: É o processo que ocorre quando os limites das placas se encontram, e uma delas desliza para baixo da outra, afundando no manto terrestre.
-
A Placa Juan de Fuca: É a placa que está se rompendo, no Oceano Pacífico, próxima à América do Norte.
-
Novo Limite: A ruptura completa da Placa Juan de Fuca criaria um novo "limite" para este gigantesco pedaço de terra.
Ainda é difícil para os cientistas preverem o que acontecerá a seguir ou quanto tempo levará para a placa se romper completamente.
Via: CNN Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.