CNH: Congresso Derruba Veto e Torna Exame Toxicológico Obrigatório para Motoristas de Carros e Motos (A e B)

CNH: Congresso Derruba Veto e Torna Exame Toxicológico Obrigatório para Motoristas de Carros e Motos (A e B)

Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

O Congresso Nacional tomou uma decisão de grande impacto para os motoristas brasileiros nesta quinta-feira (4), ao derrubar um veto presidencial e restabelecer a obrigatoriedade do exame toxicológico para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B.

As categorias A (motos) e B (carros e vans de passeio) se juntam agora às categorias C e D (transporte de carga e passageiros), que já exigiam o exame.

O que muda:

  • Motoristas de Categoria A e B: Passam a ter que apresentar o exame toxicológico negativo ao tirar a primeira CNH.

  • Motoristas de Categoria C e D: Continuam com a obrigatoriedade do exame tanto na primeira habilitação quanto na renovação.

O dispositivo derrubado fazia parte da Lei 15.153 de 2025, que trata sobre o uso de multas de trânsito para financiar a CNH de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.

Outros Vetos Analisados

Na mesma sessão, que foi marcada para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, os parlamentares analisaram outros vetos presidenciais:

  • BPC: Foi mantido o veto que permitia a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também para pessoas com deficiência considerada leve, além dos casos moderados ou graves.

  • Cadastro de Pedófilos: Foi mantido o veto do Executivo, o que significa que a lista de condenados no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais fica disponível para consulta pública apenas enquanto durar o cumprimento da pena, e não por 10 anos após, como previa o dispositivo vetado.

  • Embrapa: Foi derrubado o veto presidencial integral que isentava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas e contribuições cobradas por órgãos reguladores. Com a derrubada, a isenção será sancionada como Lei.

Via: Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.