Em 40 anos, Amazônia perde área de vegetação do tamanho da França

Em 40 anos, Amazônia perde área de vegetação do tamanho da França

Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino

 

Um estudo alarmante divulgado recentemente revela que a Amazônia perdeu uma área de vegetação nativa equivalente ao território da França em apenas 40 anos. De acordo com dados do MapBiomas, entre 1985 e 2024, o bioma amazônico perdeu 52 milhões de hectares, o que representa 13% de toda a sua área. Com essa perda, o total de vegetação nativa desmatada na Amazônia já chega a 18,7%, aproximando o bioma perigosamente do chamado "ponto de não retorno" de 20% a 25% estimado por cientistas.

A principal causa dessa devastação é a conversão do solo para atividades econômicas. O levantamento aponta que 83% da vegetação perdida nos últimos 40 anos foi substituída por pastagens, agricultura, silvicultura e mineração. A pecuária foi a que mais avançou, com a área de pastagem saltando de 12,3 milhões para 56,1 milhões de hectares. No entanto, a agricultura apresentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 44 vezes em sua área, impulsionada principalmente pelo cultivo de soja.

As consequências desse desmatamento já são sentidas, com a Amazônia se tornando mais seca e registrando a retração de 2,6 milhões de hectares de superfícies de água. O governo brasileiro, por sua vez, tem anunciado medidas para combater o desmatamento ilegal, como a criação da Comissão Interministerial de Prevenção e Controle, o uso do sistema de detecção em tempo real do INPE e o compromisso de zerar o desmatamento ilegal até 2030.

Via: Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.