Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou nesta terça-feira (14/10/2025) que o Brasil não precisará retomar o Horário de Verão neste ano. A decisão é baseada na avaliação de que o país possui "segurança energética completa e absoluta".
Motivos para a Não Retomada
A prática, suspensa desde 2019 e que consiste em adiantar os relógios em uma hora, não será necessária devido à robustez do sistema elétrico nacional e ao planejamento feito pelo governo.
-
Segurança Energética: O ministro destacou que o planejamento e os bons índices de chuva nos últimos anos garantem a estabilidade do sistema. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avalia mensalmente a situação.
-
Novas Tecnologias: Silveira mencionou o crescimento das energias renováveis no Brasil, como eólica e solar. Para lidar com a intermitência dessas fontes, o governo planeja lançar um leilão de baterias ainda este ano, o que permitirá o armazenamento de energia (literalmente "armazenar vento" e ter "sol até 22 horas").
-
Sistema Robusto: Apesar de problemas de apagões em outros países (citando Portugal e Espanha), o ministro assegurou que o sistema brasileiro é muito robusto e bem planejado.
O ministro reforçou que, embora o governo teria "coragem completa e absoluta" de implementar o Horário de Verão se fosse estritamente necessário para evitar a falta de energia, não há qualquer necessidade técnica de adotar a medida em 2025.
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.