CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: Israel e Gaza Celebram Anúncio de Cessar-Fogo e Acordo de Reféns

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO: Israel e Gaza Celebram Anúncio de Cessar-Fogo e Acordo de Reféns

Imagem:Imagens da Internet

Israelenses e palestinos saíram às ruas nesta quinta-feira (9) para celebrar o anúncio de um cessar-fogo e um acordo inicial sobre a libertação de reféns, fruto de uma iniciativa de paz mediada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para encerrar a guerra em Gaza.

Ambos os lados do conflito endossaram publicamente o acordo. A expectativa é que o documento fosse formalizado no resort egípcio de Sharm el-Sheikh, onde as negociações ocorriam desde segunda-feira (6). O Gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que o cessar-fogo entraria em vigor após a ratificação pelo governo de Israel.

Termos do Acordo

O acordo preliminar, que representa a primeira fase da iniciativa de paz, prevê três pontos principais:

  • Suspensão dos bombardeios em Gaza.

  • Retirada parcial das tropas de Israel da Faixa de Gaza.

  • Libertação dos reféns capturados pelo Hamas, em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel.

Segundo fontes com detalhes sobre a negociação, a retirada das tropas israelenses começaria em até 24 horas após a assinatura do documento. A libertação dos 20 reféns israelenses que se acredita ainda estarem vivos em Gaza está prevista para ocorrer entre domingo (12) e segunda-feira (13).

Comemorações nas Ruas

A notícia do pacto levou a grandes comemorações nos dois lados.

  • Em Gaza, onde a maior parte dos mais de 2 milhões de habitantes está deslocada pelos bombardeios, jovens aplaudiram e expressaram alívio pelo fim do derramamento de sangue, apesar de relatos de que alguns ataques israelenses continuaram durante as primeiras horas da manhã desta quinta-feira em subúrbios da Cidade de Gaza.

  • Em Tel Aviv, Israel, familiares dos reféns se reuniram na chamada Praça dos Reféns, celebrando com fogos de artifício e emocionados pela perspectiva do retorno de seus entes queridos.

O Ministério da Saúde de Gaza reportou que pelo menos nove palestinos foram mortos por fogo israelense nas últimas 24 horas, pouco antes do acordo ser anunciado.

Via:Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.